O “mensur” e Rafael Coutinho

O Mensur é uma prática de duelo de espadas muito comum na Alemanha, e sua origem vem do século XVI, em território prussiano. Passou a ser organizado pelas fraternidades das universidades alemãs e celebra o duelo de dois lutadores que, com as espadas posicionadas acima da cabeça, desferem golpes apenas no rosto de seu oponente. O objetivo é mais simbólico do que prático: o vencedor é aquele que deu mais golpes ou tomou menos, mas o perdedor não é visto como um, e ostenta suas cicatrizes com orgulho. Ele não pode ser considerado luta ou esporte, uma vez que não há vencedores. É um ritual que tem suas origens na preservação da honra e em um senso de fraternidade, de fortalecimento do caráter frente aos colegas e a sociedade de uma forma geral. O Mensur existe até hoje e é praticado dentro de algumas universidades alemãs, seu clímax foi no século XIX. As imagens são impressionantes. [Rafael Coutinho]

Imagens?

“Mensur” é o título da próxima HQ de Rafael Coutinho, da excelente “Cachalote” (feita com Daniel Galera). Abaixo, uma imagem já liberada pelo autor em seu blog, onde ele conta mais sobre o processo de criação.

Eu estou obviamente atrasado na notícia sobre a produção. O bacana é que ela deve sair esse ano, já que o autor tem divulgado recentemente em seu blog o avanço final dos esboços e, até, posters à venda (geniais, por sinal).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *