“Xilo”, game paraibano, vence no júri popular do SBGames 2011

Xilo tem assinatura campinense. A terra que, além de ter a La Suissa, conta com um polo de tecnologia impressionante. Ele tem criação e direção de arte do colega Rodrigo Motta, que é coordenador do curso de Jogos Digitais da Facisa (CG). A proposta me impressionou. De cara eu vi a influência de Braid no traço do personagem principal, meio esguio e baixinho. Ao mesmo tempo ele reflete a tradição da caricatura feita com o personagem principal e, outro fator estético e conceitual: o nordestino. O sertanejo é representado por Biliu, personagem principal do jogo e ele reflete a máxima de Euclides da Cunha – antes de tudo, somos fortes.

Biliu é, antes de tudo, um forte.O game mostra que, de fato, somos. Ele ainda é apenas um beta e venceu ontem a categoria juri popular como melhor jogo do SBGames 2011 – simpósio anual que também traz competição entre produções independentes de todo Brasil. Rodrigo saiu, daqui pra Bahia, empolgado. Fez postal, camiseta, buzz e levou seu projeto debaixo do braço pra chegar por lá se surpreender. Todo mundo já falava de Xilo. Biliu impressionava com seu corte seco e sua obstinação em encontrar os elementos folclóricos do Nordeste para salvar sua família. Todo mundo precisa de um herói – o Nordeste também.

Xilo, assim, é um tanto herói. O único curso de games que temos no Estado já produz este e outros resultados expressivos que também passaram premiados pelo SBGames.

Semana passada, levei Xilo como produto para uma turma de pós-graduação em marketing digital simular sua campanha de lançamento no evento. Um dos grupos propôs que Biliu fosse desafiado por personagens clássicos de games como Street Fighter, Sonic e Mario Bros. Biliu, na proposta de campanha, topava o desafio e vencia de todos. Se depender do gás que tem surgido entre os criativos empreendedores digitais da nossa região, ele já venceu.

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