[Séries] Boardwalk Empire, de Martin Scorcese

Sobra genialidade pelas beiradas de BoardWalk Empire. Num único plano-sequência, Scorcese nos mostra o que é Atlantic City em 1920: Nucky Thompson (Steve Buscemi) chega a região dos bares e a câmera sobe pela grua mostrando uma banda; ela toca um clássico hino cristão em arranjo bastante alegre, enquanto alguns homens atrás erguem algo volumoso, cercado de flores; é um caixão, mas em forma de garrafa de whisky, que guardaria todas as nossas atenções não fosse a situação seguinte com quem se cruza: um casal empurra um carrinho de bebê cheio de garrafas de espumantes e whisky – com o filho no colo.

Scorcese, no primeiro episódio de Boardwalk, apresenta um mundo em formação. Os gangsters ainda não são tudo que vimos em outras narrativas (especialmente nos filmes). Isso porque o episódio mostra a virada na história de Atlantic City: dois dias antes e um depois da chegada da Lei Seca. O tal império não está caindo, mas apenas começando: é a descoberta da possibilidade de uma ambição ainda maior.

A classe do diretor não tem um roteiro totalmente à sua altura, mas ainda assim brilhante. Mesmo que tenha diálogos ótimos (“Nunca deixe a verdade atrapalhar uma boa história”) e o uso da ordem cronológica diferenciada até para se compreender bem a história, faltam alguns ajustes. Sempre é um problema traçar múltiplas histórias, com múltiplos personagens. Segurar tudo isso em termos de narrativa é um desafio e apresentá-los numa tacada só também é. Alguns, por exemplo, ficam muito em suspenso sobre seu passado, trazendo a sensação de que apenas têm obrigatoriamente que aparecer na premiere (como a grávida interpretada por Kelly Macdonald).

A série já está em seu 4º episódio e me cativou. O problema, porém, tem sido acompanhar seriados acima dos 20 minutos de coisas legais como The Big Bang Theory e How I Met Your Mother. Tento seguir em frente com Mad Men e Dexter, mas não consigo graças ao tempo curto. Boardwalk Empire é uma produção que talvez ganhe na disputa por ser uma minisérie. Veremos.

PS.: perdoem por não fazer nenhum tipo de conexão com The Sopranos. Eu sei que um dos produtores e roteiristas de Boardwalk é o responsável por este outro clássico da HBO, mas eu não vi nenhum episódio da série ainda.

One Reply to “[Séries] Boardwalk Empire, de Martin Scorcese”

  1. Uma das melhores séries, Boardwalk Empire com Michael Shannon que deixa coisas muito suculenta para uma quinta temporada que eu antecipo será igual ou melhor … ..una temporada lento, mas cuidado, cozido lentamente e acaba por ser requintado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *