Lançamento oficial de “Blogs: Cultura Convergente e Participativa” neste sábado no Intercom-NE

Release oficial:

“Blogs – Cultura Convergente e Participativa” (Ed. Marca de Fantasia, 2010), o primeiro livro do pesquisador Ricardo Oliveira, será lançado neste sábado (12), às 10h30, no Hall do Centro de Convenções Raymundo Asfora, em Campina Grande. O lançamento faz parte das atividades científicas do XII Intercom Nordeste, a edição regional de um dos congressos de comunicação mais tradicionais do país.

Pesquisadores de todo país, entre estudantes de graduação, pós-graduação e também professores da área, estarão de 10 a 12 de junho ocupando diversos espaços acadêmicos em Campina Grande. Nos dias 11 e 12, Ricardo também ministrará a oficina “Jornalismo nas mídias digitais: redes sociais e convergência”, como parte da programação do Intercom.

“Esta é uma obra particularmente histórica porque registra o início da trajetória de um pesquisador que vem demonstrando, em seus artigos subsequentes, um compromisso acadêmico baseado na perspicácia profissional”Traçando um panorama das principais teorias da comunicação para o estudo das novas mídias digitais, “Blogs – Cultura Convergente e Participativa” é o resultado da pesquisa para conclusão de curso do jornalista e palestrante Ricardo Oliveira. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da UFPB, Ricardo desenvolve em seu livro um pensamento sobre os blogs de maneira mais ampla: os espaços online que se consagraram como diários pessoais, hoje se transformaram em lugar de inovação, participação e convergência.

O prefácio ficou por conta do coordenador do PPGC/UFPB e pesquisador da cibercultura, Marcos Nicolau, que afirma: “Esta é uma obra particularmente histórica porque registra o início da trajetória de um pesquisador que vem demonstrando, em seus artigos subsequentes, um compromisso acadêmico baseado na perspicácia profissional”.

Dividido em três capítulos, o livro apresenta recentes estudos teóricos que servem de base para quem está interessado em se aprofundar na cibercultura: nomes como Henry Jenkins, André Lemos, Chris Anderson e Tim O’reilly são freqüentes na obra, mostrando como seus estudos têm sido significativos para as teorias da comunicação. “As novas mídias e uma cultura convergente” é o primeiro capítulo, esmiuçando as bases e interligando teorias que dão suporte ao estudo dos blogs; na sequência, “Web 2.0: os novos alicerces” mostra como a própria estrutura tecnológica da Internet proporciona a criatividade e inovação dos blogueiros; por fim, “Blogs – além dos diários virtuais” traça um histórico dos blogs e da blogosfera nacional, finalizando o livro com a análise da convergência midiática no “Brainstorm#9”, o diário sobre publicidade e marketing mais reconhecido do Brasil.

A EDITORA

O livro foi publicado pela editora Marca de Fantasia, projeto do professor e pesquisador Henrique Magalhães. “Blogs…” é a 14ª publicação da série Veredas, seção da editora dedicada a textos acadêmicos. Há 15 anos na edição de obras, a Marca de Fantasia é reconhecida nacional e internacionalmente pelos estudos sobre fanzines, quadrinhos e revistas como a “Top! Top!”. Henrique Magalhães é o criador da tirinha “Maria” e neste ano recebeu o Prêmio Ângelo Agostini de “Mestre do Quadrinho Nacional”.

BLOGS – CULTURA CONVERGENTE E PARTICIPATIVA
Autor: Ricardo Oliveira
Editora: Marca de Fantasia
Série Veredas n º 14.
João Pessoa: Marca de Fantasia: 2010. 80p. 13x19cm.
ISBN 978-85-7999-001-4

Clique para ampliar, salvar e enviar o e-card para os amigos. ; )

One Reply to “Lançamento oficial de “Blogs: Cultura Convergente e Participativa” neste sábado no Intercom-NE”

  1. Ainda bem que já garanti o meu!

    Vou rapidinho terminar o livro que eu tô lendo pra poder mete a cara nesse aí!

    Abraços e Deus te abençoe, Ricardo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *