[Games] “Heavy Rain” traz múltiplos personagens e destinos para uma mesma história

Chegou no Google Reader mais um dos excelentes posts do Merigo da série “Behind The Brains”. Desta vez ele saiu do campo cinematográfico e partiu pra o mundo dos games. O post “Behind The Brains: Quantic Dream e “Heavy Rain” traz um panorama de tudo que David Cage e sua produtora francesa produziu de qualidade nos últimos anos. Mas o que mais explodiu a minha cabeça aqui foi assistir o trailer e gameplay de Heavy Rain para Playstation 3.

Pra mim é uma bela evolução do conceito de click-and-play lá da época de Full Throttle, somado ao “pressione-os-botões-certos” de God of War. E quando eu falo evolução, falo modestamente. Conferindo o gameplay ou mesmo alguns trechos do trailers, dá pra notar que  a ideia de Heavy Rain é levar a jogabilidade para um nível mais amplo que inova ao fazer com que o joystick tradicional seja caminho para imersão (imagina num Projeto Natal?). Afinal, com ele você determinará exatamente o que quer que seu personagem faça. Segundo Merigo, se você tomar uma decisão errada nos botões, isso gera uma situação diferente que não tem volta no jogo, mas traz possibilidades futuras variadas.

“O pouco que se sabe é que “Heavy Rain” será um thriller noir com temas adultos, já que quase nada da história foi revelada. Serão quatro personagens jogáveis, cada um com caminhos diferentes. Se um deles morre, o jogador imediatamente passa a comandar tudo pela perspectiva de um outro. Existirá inclusive um final que prevê a morte dos quatro personagens” [Carlos Merigo]

O caminho será a investigação policial sobre o “Assassino do Origami”, um serial killer que tem feito vítimas em Nova York e o diretor já afirmou que uma de suas principais inspirações é Se7en de David Fincher. Assistindo aos vídeos abaixo, dá pra notar que este efetivamente é um jogo de ritmo cinematográfico – não porque tem “qualidade visual que lembra cinema”, mas por ter planos elaborados e roteiro cuidado fazendo referência direta à sétima arte. Porém, games já estão desenvolvendo sua própria linguagem de arte e imersão há alguns anos. Os criativos de Hollywood já perderam espaço no mundo do entretenimento (e da arte – por que não?) de hoje em número de vendas e Heavy Rain parece que será um belo exemplo disso. A gente agradece.

TRAILER

GAMEPLAY

Fonte: Brainstorm#9

3 Replies to “[Games] “Heavy Rain” traz múltiplos personagens e destinos para uma mesma história”

  1. na verdade, duvido que haja um grande boom na mudanca de jogabilidade num jogo como esses. eh praticamente tudo regurgitacao do que jah foi feito, como voce pontuou no texto. vale lembrar que nem o point and click nem esse godofwar style (que nao foi criado em GoW) sao novos.

    agora sim, a trama parece bem juicy. o lance eh esperar.

    e soh pra provocar: o joystick tradicional ja eh o caminho pra a imersao desde o atari, hein?

  2. Sim, sim. Talvez tenha faltado falar mais sobre essa minha ideia de imersão no joystick tradicional. O que quero dizer é que o que vc tem que acionar nele são ações mais diretas em relação a movimentos mais reais, entende? Considerando que o jogo parece buscar bastante realismo, apertar botões do jeito como aparece no gameplay parece ser mais envolvente. É uma dinâmica diferente, mais próxima de joysticks diferenciados como manches, volantes, pistolas ou mesmo o joystick de Wii, me entende?

    Mas como você disse…só testando mesmo.

  3. isso eh o que os autores chamam de ilusao de agencia, na verdade. ao inves de esse tipo de gameplay se mostrar mais envolvente, ele na verdade limita mais o modo como voce joga – ele transforma o jogo numa estrutura que prende, muito mais do que libera.

    e nao consigo entender como um combo (porque no fim eh isso) aproxima o joystick do wiimote. pra mim sao dois paradigmas bem diferentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *