iGoogle-se


Por muito tempo nesse blog eu quis explicar para a maior parte de vocês o que é um Feed. Além disso, como usá-lo da forma mais simples possível. Feeds facilitam a vida dos que leêm muitos blogs ou qualquer coisa que tenha um RSS na internet. Mas veja, sei que estou falando grego para alguns.

A questão é que dava uma baita preguiça fazer um desses posts com tutoriais super legais, explicando tudo direitinho. Tempos depois, quando você já desistiu, a internet sempre te surpreende. Hoje, passeando pela blogroll, esbarrei lá no Terceiro Dia (que continua com ótimas dicas) com um vídeo de propaganda do Google para seu iGoogle. Você, querido leitor, vai entender como isso pode facilitar sua vida.

O vídeo peca por não mostrar uma outra excelente utilidade que o iGoogle tem. Na imagem acima você pode conferir um print-screen da minha página. Acima, você vê o meu tamaguchi da era web 2.0, tomando o sorvete da madrugada. Esse skin muda conforme os períodos do dia.

Fato é que, como você pode ver também (e esta é a grande utilidade, não os skins): tenho abas que separam temas. Na verdade, todas as elas são de blogs, exceto a primeira onde acesso Gmail, Orkut, Relógio, etc. Ou seja, o iGoogle também é um agregador de Feeds. Mas, espera! O que são Feeds, mesmo?

Tem uns “livreiros” por aí que vivem querendo me converter ao Google Reader, mas eu não cedo, não. Por duas razões:

1. Ainda não leio tantos blogs assim. Algo por volta de 50 páginas e nem todas tem RSS. Fora isso, sinto que eu preciso é me curar desse vício em informação. Prefiro sair clicando um por um, calmamente (e nem todos da minha blogroll eu assino, logo, ainda há mais clicks) e “folheando” os blogs como a página de uma revista que eu leio deitado no sofá. Mais calma, amigos, mais calma.

2. Minha conexão de internet (Cabo 100 kbps) ainda não permite que a leitura do Google Reader seja realmente rápida e eficiente.

Isso é tudo.

Agora, pergunto a você: o que está fazendo que ainda não assinou o Feed do DIVERSITÀ? Para fazer isso no iGoogle, basta clicar em “adicionar novidades” e depois em “adicionar feed ou gadget” do lado esquerdo, a última opção. Então é só colar o endereço abaixo e confirmar.

http://feeds.feedburner.com/diversita

=]

Ricardo Oliveira

2 Replies to “iGoogle-se”

  1. tem quase um ano que já uso os Feeds. E vicia mesmo. Agora a pouco o site que uso saiu do ar por instantes, e eu vi que tinha desaprendido a usar a internet sem eles.

    Fiz isso para ganhar tempo e agreguei tanta informação que passo pelo menos 3 horas todos os dias para ler todos.

    *O DIVERSITA é um destes feeds, desde os post’s sobre o FENART.
    *O site que eu uso é o netvibes.com, é muito bom também.

    Valeu!

  2. Eu tb não uso o Google Reader, embora já fui recomendado várias vezes. 1º pelos mesmos motivos seus.

    E segundo pq eu amo navegar livre pela Internet, sem ter que me apegar fixamente apenas a alguns sites e leituras.

    Abração Ricardo,
    Fique na GRAÇA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *