Novo Ford KA

O famoso baratinha, sapo joe ou seja lá como você chamava, está de cara nova. Fato é que eu fiquei curioso quando me contaram, porque não sei se aconteceu só comigo, mas depois de uns anos, parei de achá-lo tão feio assim e comecei até a pensar: se eu fosse comprar um carro hoje, uma das alternativas mais baratas (sem trocadilhos) seria ele.

Engraçado foi começar a pesquisar do jeito errado por sua foto (via Google Imagens) e ter encontrado pelo menos umas 3 versões diferentes para o novo modelo. Mas, depois de achar a versão oficial, tenho minhas observações:

Clique nas imagens para ampliar.
  1. Olhando pro passado eu lembro que de um modo geral houve muita resistência quanto ao design do Ford KA, quando surgiu em 1997. Hoje dá entender algo importante: o Ka sendo lançado no fim dos anos 90, era muito mais vanguarda do que se imaginava. Seus traços bem audaciosos, o que no fim das contas, gerou muita piadinha como as citadas no começo desta postagem, na verdade eram a indicação de que vanguarda não foi feita para todos e será compreendida de verdade somente tempos depois.
  2. Se você é atencioso ao design dos carros (é uma das coisas que presto atenção quando estou na rua) perceba como os traços do Ka original influenciaram modelos atuais de carros como Fiesta e Focus ou, comparando com o novo modelo, vê-se detalhes que lembram carros de outras marcas como os novos Palio, Corsa ou Punto.
  3. A questão final é: onde a Ford quer chegar com um modelo novo que agora parece ultrapassado? Óbvio que a resposta será sempre dinheiro, mas pra quem foi ousado lançando algo de vanguarda em 1997 – e as respostas efetivas as esse vanguardismo vieram cerca de 7 ou 8 anos depois – não parecem agora atrasados já que o novo Ford Ka tem traços que lembram todos os carros que a gente vê na rua o tempo todo?

Ricardo Oliveira

2 Replies to “Novo Ford KA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *