Sobre mim

RICARDO OLIVEIRA – editor

Eu sou blogueiro desde o ano 2000 e isso quer dizer que esse mundo de blogs me rodeia há pelo menos 14 anos e ele é apaixonante. Minha monografia falou sobre isso e ela até se transformou no livro Blogs: Cultura Convergente e Participativa, lançado no ano passado pela editora independente Marca de Fantasia. Uma baita honra.

Minha primeira página nas interwebs se chamou “Cineblog” e foi ela que fez de mim um cinéfilo, junto a convivência com alguns amigos na época do Marista Pio X. A gente costumava ir assistir estreias de blockbusters no Cinemultiplex do Mag Shopping e eu tenho um segundo livro se encaminhando pra contar algumas das histórias dessa época. Foi de lá pra cá que me formei em jornalismo e trabalhei um pouco (formalmente) com jornalismo cultural, fazendo deste blog ao menos algum ponto de referência na cidade. No caminho investi mais em cinema, tendo atuado como crítico. Escrevi alguns textos em revistas e jornais pessoenses, mas principalmente aqui, na web. Sim, sou de João Pessoa, na Paraíba – onde moro hoje.

No Diversitá, porém, eu falo de tudo. Sobre música, porque é uma paixão. Mas também sobre tudo que der na telha e que engloba arte e cultura pop. Eu também me meto a escritor de prosa poética e estou preparando um material faz uns 4 anos, pra ver se alguma hora eu dou destino a ele.

Acontece que essa coisa de tecnologia me pegou pelo pé e atualmente jornalismo cultural ou opinião sobre cultura pop virou um hábito paralelo. Terminei meu mestrado na área de comunicação digital, estudando convergência e cultura participativa. Graças a essa última temporada de 2 anos, ministrei várias palestras em todas as faculdades de comunicação de João Pessoa, além de alguns eventos realizados por mim. Hoje trabalho como coordenador de mídias digitais da Rede Paraíba de Comunicação, que agrega duas afiliadas da Rede Globo, duas rádios, um portal e jornal impresso. Meu trabalho por lá é organizar estratégias pra tudo isso no digital, além de buscar inovar nos produtos atuais. É também na Rede Paraíba que mantenho a coluna Cultura Digital, em versão impressa no Jornal da Paraíba e radiofônica na CBN João Pessoa, sempre às quartas.

Hoje em dia eu também mantenho um vício e hobby novo: colecionar filmes em DVD e Blu-ray. Sou fascinado por cinema, como já ficou claro, e existe um mundo a ser explorado de edições especiais para colecionadores. Falo muito sobre isso no meu Twitter, que você deveria seguir.

Se você quiser falar comigo pode mandar um e-mail para ricardo@diversita.com.br. Acesso essa caixa várias vezes por dia e, com certeza, seu e-mail será respondido =]

Close
Curta o Diversitá para acompanhar mais posts legais =)
Curte aí, não demora nada ;)
Social PopUP by SumoMe