Meu passeio na RoboCup em rádio, vídeo e texto

robocup05

Estive na RoboCup apenas por um dia, mas a experiência foi bem intensa. Passamos umas três horas por lá, dedicados a achar histórias e registrar ao máximo um dos eventos mais importantes que já aconteceram em solo paraibano. Fiz reportagem em vídeo com a amiga Krystine Carneiro e também contei um pouco do que vi na coluna Cultura Digital. Mantive o título do artigo na coluna, mas vale a ressalva: acho que é um paraíso nerd apenas para os participantes. Para o público nerd/geek que passa por lá, a informação é escassa, as atividades são poucas e a interação com os participantes é quase nula – a área de trabalho deles é restrita apenas à imprensa.

Segue o vídeo e o texto abaixo, com a dica: um comentarista assíduo do Podcast Diversitá é um dos entrevistados. Aqui, o link para ouvir minha participação na CBN.

https://www.youtube.com/watch?v=hoPJbS-jqCs

RoboCup: paraíso nerd

Originalmente publicado na coluna Cultura Digital, no Jornal da Paraíba.

“É a creche mais legal do mundo”. A frase é do amigo Mauri Kanagawa, que é voluntário de tradução na RoboCup. Professor de inglês e nerd convicto, ele está falando da ala Junior do evento. “Nossa obrigação por lá é deixar os pais afastados para as crianças se trabalharem”.

Entrei numa dessas salas com a repórter Krystine Carneiro, do G1 Paraíba. É um ambiente impressionante, do ponto de vista científico. Uma espécie de feira de ciências mundial, com crianças e adolescentes do Brasil, Áustria, Irã, China, Alemanha. “Todas as crianças do mundo falam inglês, menos as brasileiras”, pontuou a amiga Krys. Sem adultos moderadores no ambiente, todos viviam uma bagunça organizada, se preparando para as apresentações da competição de dança. Que fique claro: quem ia subir no palco pra danças variadas, em apresentações temáticas, são os robôs montados pelas crianças da sala.

O mundo dos robôs no Centro de Convenções não é só das crianças, contudo. Universitários de todas as partes do mundo participam das principais competições da copa do mundo da robótica. O ambiente lembra um tanto a Campus Party, com mesões cheios de cabos de rede e notebooks espalhados, com a diferença de que também estão lá os jogadores-robôs. As principais atrações do evento chamam atenção por sua parafernalha exposta e pelo visual arrojado em alguns casos.

Como mencionei na semana passada, os jogos da liga Middle Size são os mais animados. A torcida comparece em peso, com partidas mais rápidas e robôs ágeis, até conseguindo chutes altos e marcando belos gols. Sim, belos. Ainda que as máquinas pareçam enceradeiras, como atentou o repórter Cadu Vieira, do GloboEsporte.com/PB, elas conseguem construir lances que geram emoção na plateia.

A experiência dos jogos de robôs humanoides pode ser um tanto frustrante, se não houver como pre-requisito o encanto científico. Na competição standard (com aqueles robôs mais bonitinhos, de carcaça branca e arredondada) ou nos jogos da liga child, teen ou adult, de fato as partidas são lentas e toscamente engraçadas. Sim, um lado tosco prevalece bastante: os robôs caem constantemente por uma clara falta de equilíbrio. Ainda assim, o público se diverte justamente por entrar nesse clima de admiração tecnológica. Dão risadas das quedas, mas comemoram os gols. São robôs jogando futebol, afinal.

As competições encerram nesta quinta-feira e novamente estarei por lá conferindo os principais jogos. Ainda que o público padeça da clara falta de informação quando se chega por lá (não há folders, mapas ou infográficos que expliquem o que acontece e onde acontece), ele está se fazendo presente em um dos eventos mais importantes da história da Paraíba. Um paraíso nerd, feito pra todo mundo passear.

One Reply to “Meu passeio na RoboCup em rádio, vídeo e texto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *