TV Folha e o que eu penso sobre os protestos no Brasil

Sempre admirei o trabalho da TV Folha (no YouTube), jornalisticamente e como produção audiovisual. O programa demonstrou, por inúmeras vezes, seguir discursos que divergem, no mínimo, de quem faz suas manchetes do jornal ou escreve algumas de suas notícias para web. Fica ainda mais claro com o vídeo abaixo, que faz um apanhado importante do caos que se formou nos protestos de terça e quinta-feira em São Paulo. O vídeo conta o depoimento da repórter da TV Folha que registrou os dois dias e foi atingida no olho por uma bala de borracha disparada por um PM.

Diante do que foi vivido e registrado pelos milhares por lá, os protestos devem continuar. Porque, de fato, agora são por muito mais que aumentos de passagens.

Por todo Brasil (em Brasília e Rio de Janeiro, neste fim de semana) se demonstrou que o despreparo da Polícia Militar é evidente. Que mais que despreparo, há uma postura herdada das décadas de chumbo do Brasil. Ainda que saltem diversos manifestantes guiados por discursos estúpidos pró-violência para a conquista de seus sonhos revolucionários, os protestos precisam e agora devem continuar.

Por 20 centavos, contra o descaso do poder eleito por nós (sim, porque não se trata simplesmente de escolher os “certos” da próxima vez – muitos nos protestos, por exemplo, são ex-eleitores de Haddad), contra a própria existência da Polícia Militar (por que não?).

É no mínimo estranho, no mínimo, que diante de todo o movimento mundial apoiando a situação em SP, que o Governo Federal esteja calado.

Foto de Rodrigo Paiva, do Estadao.
Foto de Rodrigo Paiva, do Estadao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *