Os cinemas de rua em João Pessoa: a era pré-multiplex

O curta.jp fez album no Facebook que recupera imagens dos antigos cinemas “de rua” da capital paraibana. Os registros históricos estão abaixo e valem muito, em toda sua simplicidade. O amigo Lauro Wanderley ainda me indicou um outro link também no feice: alguém se “achou” numa dessas fotos e revelou: era a estreia de Tubarão e a foto foi apresentada por Edival Toscano.

Estreia de "Tubarão" em João Pessoa
Cine Torre
Cine Brasil - Av Guedes Pereira
Cine Municipal
Cine Plaza
Cine Rex antigo Cine Rio Branco

Tudo isso ainda me fez lembrar o projeto iniciado e parado: um livreto que conte a história da atual cinefilia de João Pessoa, que passa entre essa nossa geração multiplex, os cineclubes (de sempre) e o consumo sem fronteiras, via download. Um dia sai.

10 Replies to “Os cinemas de rua em João Pessoa: a era pré-multiplex”

  1. Estou escrevendo um livro de memórias de um colecionador dos anos 60. Posso usar as fotos do Plazza e Rex, citando a origem? Grato.
    Carlos Vandemberg

  2. Eu amo ver essas imagens de décadas atras, e ainda mais sobre o cinema, a cultura assim de algum lugar, como eram as coisas antigamente, gostei de ver todos os cinemas lotando para ver aquele filme que fez historia, parabéns pelo post.

  3. RicARDO! NÃO SEI SE VC SABE , mas o CINE REX,ASTÓRIA ,METROPOLI!PHILIPEIA!SANTO ANTONIO,SÃOLUIZ, BRASIL PLAZA, MUNICIPAL, pertenciam a empresa de cinema da paraíba EINAR SVENDSEN (MEU AVÔ) FOI O FUNDADOR DO CINEMA NA PARAÍBA. PIONEIRO.

    1. Fred, Meu Pai Mario de Lucena Paiva, teve seu primeiro emprego no cinema Filipéia, como lanterninha, e serviços gerais, depois foi promovido a Gerente do Cinema Rex, que se não me engano ficava próximo ao Ponto Cem Réis. Ele trabalhou por mais de 20 anos, Nossa família mudou-se para o Recife´em Dezembro de 1953, mas mesmo assim ele permaneceu como funcionário do cinema mais ou menos 6 meses preparando uma outra pessoa para assumir seu lugar. Que bom que fazendo uma pesquisa para outros fins, me deparei com esse comentário. A saudade bateu forte! Obrigado e felicidades.

  4. Morei na rua Francisco Ruffo, na esquina o cinema Bela Vista. Ajudava os funcionários, fiquei algumas vezes como bilheteiro. Aprendi a passar os filmes, com o Sr. Artur. Vi todos os filmes que passou ali, até fechar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *