[Eventos] Parem as máquinas: a Biblioteca do Espaço Cultural vai voltar na próxima terça

Acabo de receber por e-mail o release que mais me rendeu lágrimas nos olhos nos últimos tempos:

Totalmente recuperada, a Biblioteca Juarez da Gama Batista está preparada para voltar a funcionar depois de sete anos de portas fechadas. Ela é a maior Biblioteca Pública do Estado e recebia, por dia, cerca de 250 visitantes. Seu acervo reúne mais de 93 mil livros – inclusive em braile. Ela será reaberta na próxima terça-feira (22/06), às 10h, com a presença de várias autoridades, entre elas o governador José Maranhão e o presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Maurício Burity.

“Para mim é uma honra poder reabrir a Biblioteca Juarez da Gama Batista”, declara Maurício Burity. “Ao reabrir a maior biblioteca do Estado, a Funesc corresponde a um dos maiores anseios da nossa sociedade e isso é uma honra para todos nós que fazemos a Funesc”, acrescenta.

A biblioteca do Espaço Cultural reabre com as dependências com reformas, ampliações espaços e serviços, além de quatro novos setores: multimídia, restauração e encadernação, periódicos e sala de informática.

A reabertura integra o programa de revitalização do Espaço Cultural José Lins do Rego, proposto por Maurício Burity quando assumiu a Funesc, em maio do ano passado. Em praticamente um ano, Maurício inaugurou uma escola de música para alunos especiais e uma sala de cinema, reabriu o Planetário e a oficina-escola de lutheria, retomou a programação do Bangüê, revitalizou o Teatro de Arena e já anunciou a reforma da entrada do Espaço Cultural, além de revitalizar e promover os 120 anos do teatro Santa Roza, que também é ligado à Funesc.

Além da biblioteca pública, a Funesc também inaugura na próxima terça-feira os camarins para os músicos da Orquestra Sinfônica da Paraíba. São dois camarins conjugados ao cine-teatro Bangüê, onde acontecem as apresentações da Sinfônica e da Sinfônica Jovem, que atendem a uma reivindicação antiga dos músicos, de acordo com o diretor da OSPB, Plutarco Elias.

Sala de Autores Paraibanos é ampliada

Os livros dos autores paraibanos ganham espaço privilegiado com a reforma da Biblioteca do Espaço Cultural. A capacidade do acervo aumentou de mil para cinco mil livros. De acordo com a diretora da Biblioteca, Helenise Assis de Oliveira, esse é um dos setores mais procurados para pesquisa devido à diversidade do acervo.

“Assim que a biblioteca for reaberta, vamos pedir que os autores locais façam doações de seus livros para que os estudantes tenham acesso à produção deles. É uma forma das pessoas lerem o que é feito no Estado”, propõe a diretora.

Na reabertura da biblioteca, a Sala de Autores Paraibanos receberá o nome do ex-governador e fundador do Espaço Cultural, Tarcísio de Miranda Burity. “É uma forma da biblioteca  homenagear o idealizador desse grande equipamento de cultura que é o Espaço Cultural”, enfatizou Helenise.

Serviço de criação de novas bibliotecas públicas

Na Biblioteca está implantada a Coordenação Geral do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, que trabalha atendendo os municípios na instalação de novas bibliotecas. De acordo com Helenise Assis, que também coordena esse trabalho, esse é o caminho para que todos os municípios da Paraíba tenham uma biblioteca montada à serviço da população. “Nós damos todas as informações às prefeituras sobre como abrir uma biblioteca pública. Treinamos os funcionários e ainda doamos os livros para os municípios”, informou a diretora.

A Biblioteca Juarez da Gama Batista é a maior biblioteca pública do Estado e foi inaugurada em setembro de 1982. Possui 93 mil livros, mas tem capacidade para 250 mil volumes. Ela ficará aberta de segunda a sábado, no horário das 7h30 às 18h (sem fechar para o almoço) e aos domingos, das 7h30 às 13h30. O acesso é gratuito.

Confira as novidades:

  • Sistema elétrico e de ar condicionado recuperados.
  • Móveis novos (armários, cadeiras, mesas, birôs).
  • 36 cabines (individuais e coletivas) reformadas e com móveis novos.
  • Sala de serviços técnicos ampliada (onde os livros novos são catalogados e preparados para fazerem parte do acervo da biblioteca).
  • Setor de braile ampliado (com acervo de dois mil livros e servidor treinado para atender os deficientes visuais).
  • Sala para livros de autores paraibanos com mais espaço.
  • Setor de referência, onde os estudantes são auxiliados sobre pelos funcionários sobre a pesquisa de livros, está sendo informatizado.
  • Novos terminais de informação instalados em vários pontos da biblioteca. Servem para dar a localização dos livros nas estantes a partir do nome do autor, título ou assunto desejado.
  • Novo setor de multimídia equipado com televisão, aparelhos de DVD, CD e fones de ouvido.
  • Nova sala de informática para pesquisas na Internet.
  • Novo setor de periódicos para pesquisa dos jornais locais, nacionais e internacionais.
  • Novo setor de restauração e encadernação que servirá para fazer a recuperação dos livros da própria biblioteca.

Texto da Assessoria de Imprensa da Funesc

3 Replies to “[Eventos] Parem as máquinas: a Biblioteca do Espaço Cultural vai voltar na próxima terça”

  1. Notícia fantástica!!! Fui visitante fiel da biblioteca do espaço cultural e fiquei muito triste da última vez que fui lá há anos atrás e a encontrei fechada.

  2. Paaaarabéns, porém vê se que, ñ estranhamente, é um período de muita festa e inaugurações, é triste ver que as ações acontecem restritamente nesse período pré campanha, temos que cobrar, nas urnas tb, que isso aconteça durante todo o mandato e que definitivamente não seja apenas pra exibir, que sejam ações efetivas e funcionais, vamos ficar de olho e cobrar por isso… mas aproveitando o ensejo, por acaso teremos acervo de filmes e fonográfico? Os gestores públicos têm q se preocupar com a conservação e disponibilização das obras audiográficas e cinematográficas tb e incluindo as obras dos autores da região e local…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *