[Literatura] Marca de Fantasia apresenta: ‘Blogs – Cultura Convergente e Participativa’

Não sei quanto aos meus amigos que já viveram essa experiência, como pesquisadores ou escritores de alguma forma. Mas, quanto a mim, poucas coisas são tão gratificantes quanto ver isso aqui acontecendo. Em outubro de 2008 eu defendi meu Trabalho de Conclusão de Curso. Uma monografia feita num processo maluco, que deu muito certo. Tempos depois o meu orientador da graduação, professor Henrique Magalhães, me convidou para apresentar o trabalho na turma do mestrado que estudava socialidade das mídias. Estavam lá futuros colegas de Gmid: Cândida Nobre e Ana Priscila. Cândida já tinha até assistido tudo aquilo, resumidamente, na defesa. No intervalo, Henrique veio até mim e perguntou: Ricardo, você tem interesse em publicar? Eu sorri sem jeito e hoje nós estamos aqui.

Teu livro é sobre…?

Blogs – Cultura Convergente e Participativa é a reedição daquela monografia para alcançar o bacharelado em jornalismo. Ajustei uma boa parte da linguagem mais fria do texto original, acrescentei exemplos no capítulo sobre Web 2.0 e enxuguei a análise do blog Brainstorm#9. O que temos, afinal? Um livro sobre os alicerces, caminhos e estudos que indicam o porque dos blogs serem o que são hoje: mídias inovadoras, de grande alcance, proporcionando uma cultura participativa e convergente.

No livro você encontrará um mapeamento dos estudos de Henry Jenkins, Chris Anderson, André Lemos, Tim O’Reily, Orihuela e outros autores que contribuem para uma percepção maior da blogosfera. Sim, trata-se de um livro acadêmico, no qual a minha opinião está presente, mas buscando constantemente um embasamento em quem oferece boas bases. Sobre a obra, o professor Marcos Nicolau afirmou no prefácio:

“As palavras de ordem aqui, já designadas no título, convergência e participação sustentam o cerne das revelações de Ricardo Oliveira: o blog como uma mídia reconhecidamente inovadora porque se mantém como diálogo entre a comunicação interpessoal e coletiva.

Ao analisar o blog Brainstorm#9, Ricardo demonstra uma interface dinâmica que permite a versátil interatividade entre fotografia, vídeo e texto, constituídos por linguagens sonoras e visuais que proporcionam aos leitores o acesso a uma multiplicidade de informações como não seria possível através dos meios tradicionais.” prof. Marcos Nicolau, no prefácio do livro.

É com muita alegria, então, que minha primeira obra está lançada online. Fizemos um pré-lançamento na aula-inaugural do PPGC/UFPB, passamos para esta segunda fase de início da divulgação e vendas online e em breve divulgaremos um encontro presencial, para quem desejar comparecer.

No embalo, como existe a pretensão de lançar ao menos mais 2 outros livros este ano, que estão em construção, criei a página “Os Livros do Diversitá”. Lá, você encontra o prefácio do prof. Marcos Nicolau, na íntegra, e futuramente, as informações sobre as outras obras.

Como comprar?

As vendas de Blogs – Cultura Convergente e Participativa são feitas através do site da Editora Marca de Fantasia. Tudo muito simples, sem muita firula de e-commerce: basta mandar um e-mail para Henrique, que ele acerta tudo com você. O preço? Muito barato: R$ 12,00 e o frete está incluso.

Agradeço, mais uma vez: ao prof. Henrique, que fez o convite para a publicação; ao prof. Marcos Nicolau, constante incentivador e autor do prefácio; a Ana Flávia e Thiago Falcão, que me deram uma grande ajuda na escrita, em 2008; e ao amigo Alê Gustavo, grande designer responsável por essa linda capa que todo mundo está elogiando.

Promoção no Twitter

Em comemoração ao meu aniversário que foi ao último sábado, ao aniversário de 3 anos do Diversitá e, claro, ao lançamento do meu primeiro livro, vamos de promoção! Sim, retuitando a mensagem com o link migre.me indicando lá no meu perfil do Twitter, você concorre:

(1) Aos livros da trilogia “O Senhor dos Anéis” (exclusivo para moradores de João Pessoa)
(2) Um exemplar do livro “Blogs – Cultura Convergente e Participativa” (para habitantes de todo o Brasil).

Para concorrer basta retuitar a seguinte mensagem (com o link migre.me): Conheça o livro “Blogs – Cultura Convergente e Participativa”, do @diversita. Dê RT e CONCORRA A PRÊMIOS! http://migre.me/sdd8

O resultado sai nesta quarta-feira, dia 31 de março, às 14h lá no Twitter. O sorteio será feito usando o Sorteie.me. Participe!

SERVIÇO

Blogs – Cultura Convergente e Participativa
Autor: Ricardo Oliveira
Editora: Marca de Fantasia
Série Veredas n º 14.
João Pessoa: Marca de Fantasia: 2010. 80p. 13x19cm.
ISBN 978-85-7999-001-4
Capa: Blenderhead Studio

Dúvidas? Deixa seu comentário aí! =)

One Reply to “[Literatura] Marca de Fantasia apresenta: ‘Blogs – Cultura Convergente e Participativa’”

  1. Meus parabens cara, espero que faça muito sucesso e quem compre retire algo de util. Comprarei o meu em breve! Vamos ver se é tao bom quanto suas palestras! Abraçao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *