[Quadrinhos]: O “politicamente incorreto” na Turma da Mônica de Maurício de Sousa

Um Novo Escritor

No último dia 23 de fevereiro o consagrado portal de análise da mídia, Observatório da Imprensa, publicou um deplorável artigo intitulado “Violência na Turma da Mônica”. O sr. Dioclécio Luz, autor do texto, faz observações bastante arriscadas sobre a famosa série de quadrinhos nacional criada por Maurício de Sousa. Seu principal argumento afirma que o autor promove, através dos seus personagens estereotipados, que as crianças leitoras se tornem praticantes de bullying. Isso porque a Mônica que é gordinha, baixinha, dentuça e além de ser assim, resolve tudo sempre na porrada. Todos os outros personagens de Souza são marcados por características parecidas, que segundo Dioclécio, denigrem suas imagens junto aos amigos e gerariam sentimentos errados nos pequenos leitores.

Para além da excelente carta aberta feita pelo blogueiro Rob Gordon no primeiro dia deste mês, o Diversitá vem contribuir para instigar esta discussão.

A irritada MônicaA amiga Cândida Nobre, fã desde a tenra idade dos quadrinhos de Sousa, comentou comigo no Gtalk que tinha em mãos uma revista de 2007 que já tinha uma resposta do autor para o problema. A edição de nº 11 do ano daquele ano tem como historinha de capa: “Um Novo Escritor?”. Nela, Cebolinha é incentivado por Cascão (apenas para se livrar dos planos malucos do amigo) a se tornar um escritor. Cebolinha começa a escrever histórias sobre seus amigos e nesse caminho começamos a enxergar uma metalinguagem constante sobre as críticas que existem (como as de Dioclécio Luz) à Turma da Mônica.

Digitalizamos a história e ela está disponível para você baixar aqui ou vê-la online abaixo (clique para ampliar). Segundo alguns amigos essa discussão sobre o politicamente correto para a Turma da Mônica é antiga. Fato é que 3 anos antes do sr. Dioclécio publicar seu texto, a revista já dava a resposta precisa a ele: Maurício de Sousa não trata crianças como abobalhadas – elas são o que são e existe toda uma geração de adultos que não saiu por aí batendo em ninguém por ter lido suas histórias na infância.

13 Replies to “[Quadrinhos]: O “politicamente incorreto” na Turma da Mônica de Maurício de Sousa”

  1. olá, ricardo.
    bom, cheguei até aqui por um retweet; só então tomei conhecimento do *deplorável artigo* de dioclécio luz.
    sem me estender muito, trago para você alguns links de historinhas clássicas do maurício que me marcaram na infância e eu fiz questão de guardá-las no meu blog. confira:
    – emoções bárbaras: http://migre.me/m6lM
    – as sombras da vida: http://migre.me/m6m7

    além destas duas, um punhadão de páginas antológicas do pequeno-grande-filósofo horácio e muitas histórias especiais com cada um dos personagens da turma:
    – horácio: http://migre.me/m6nL
    – histórias seriadas por personagens: http://migre.me/m6o6

    como a gente pode ver, é fácil e rápido derrubar os pseudo-argumentos do dioclécio. só escreve o que ele escreveu quem não tem sequer o mínimo conhecimento de toda obra do maurício de sousa.
    e longa vida à turminha!

  2. Inclusive achei que essa revista esta aqui em casa, oh! Porque a reli esse ano e ainda leio a Turma da Mônica depois de véia, pra relaxar… e existe pessoa mais pacata que eu?
    Cândida tá de prova! :D
    hahahahaha

  3. Eu li a historinha, legal demais. Mas não tem uma moral de preocupação com bullying não … =P Era só uma historinha legal.

  4. Sim, bonitão…onde eu falei que tinha preocupação com bullying? =P Eu disse que a história já é uma resposta à tentativa de exigir de Maurício de Souza algo politicamente correto. Não sei se ficou confuso no trecho “Maurício de Sousa não trata crianças como abobalhadas”. Aqui eu me refiro a nós mesmos..nao ao personagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *