[Cinema] 50 filmes que você deve prestar atenção em 2010, segundo Ricardo Oliveira

"Alice no País das Maravilhas", de Tim Burton

Duas coisas aqui são importantes: (1) nem tudo dessa lista estreará nos cinemas de João Pessoa e boa parte não entra no mesmo calendário nacional (exceto mega blockbusters). Entretanto, você pode conferir as datas exatas de estreias no Filme B. (2) tentei desta vez fazer uma lista mais aberta a filmes populares (até mesmo comédias românticas) que me chamaram atenção. As razões para alguns filmes estarem na lista são as mais diversas: desde elogios da crítica aos diretores preferidos. Então façam suas próprias decisões, aproveitem e comentem o que vocês mais aguardam aqui. Estou curioso!

CINEMA 2010

Sem data para estrear em João Pessoa e que já estreou em 2009:

“O Fantástico Sr. Raposo”, Wes Anderson [trailer]

Anderson faz o longa de stop motion que entrou em diversas listas de melhores filmes de 2009. Entre os dubladores, nomes excepcionais como George Clooney, Meryl Streep e William Dafoe.

"Invictus", de Clint Eastwood

JANEIRO

“Vício Frenético”, Werner Herzog  [trailer]

Consagrado diretor alemão de obras como “O Enigma de Kasper Houser” e “O Sobrevivente”, traz agora o que parece ser uma adaptação de um filme de Abel Ferrara. Com Nicolas Cage.

“Invictus”, Clint Eastwood [trailer]

Tio Clint nos prepara mais uma obra-prima? Um filme com Morgan Freeman interpretando Nelson Mandela certamente está no topo dos mais aguardados.

“Onde Vivem os Monstros”, Spike Jonze [trailer]

Jonze é um excêntrico diretor com um olhar, no mínimo, interessante. Um filme sobre o universo infantil que tem sido pra lá de elogiado.

“Amor Sem Escalas”, Jason Reitman [trailer]

O diretor de “Juno” mostrou que tem muito a dizer e sabe filmar. Retorna com um dos filmes mais cotados a vencer o Oscar 2010.

“Nine”, Rob Marshall [trailer]

“Chicago” não era o melhor filme do mundo, mas trouxe os musicais de volta com mais proezas que “Moulin Rouge”. Adaptar um musical inspirado em “Oito e Meio” de Fellini é um baita desafio.

“Preciosa”, Lee Daniels [trailer]

A atuação da protagonista vem sendo bastante elogiada e é um filme que conta as dificuldades de uma garota obesa que foi abusada pelos pais e vive no Harlem nos anos 1980. O filme venceu o festival Sundance, de cinema independente.

“Zumbilândia”, James L. Frachon [trailer]

Um mundo onde a maioria das pessoas se transformou em Zumbi e agora você praticamente brinca de matá-los. O trailer é divertidíssimo.

"Um Homem Sério", dos irmãos Coen

FEVEREIRO

“A Caixa”, Richard Kelly [trailer]

Tem dividido opiniões, mas o que o diretor do mediano, mas curioso, “Donnie Darko” pode nos trazer?

“Guerra ao Terror”, Kathryn Bigelow  [trailer]

Outro grande cotado a vencer o Oscar, já foi lançado em DVD pela Imagem Filmes, mas a produtora prometeu trazer aos cinemas brasileiros em fevereiro.

“O Lobisomem”, Mark Romanek [trailer]

O trailer é pra lá de empolgante e talvez seja uma salvação interessante assistir um filme sobre Lobisomens de verdade, em tempos da saga Crepúsculo.

“Educação”, Lone Scherfig [trailer]

Tem recebido destaque crítico internacional e conta a história de uma adolescente que conhece um playboy com quase o dobro de sua idade, numa Londres da década 1960.

“Um Olhar do Paraíso”, Peter Jackson [trailer]

Investida pesada de Jackson em tratar de algo mais metafísico. O trailer é encantador, mas a incursão do diretor num drama mais complexo dará certo?

“Legião”, Scott Charles Stewart [trailer]

Adaptação de uma graphic novel homônima, narra os acontecimentos de uma época em que Deus perde a fé na humanidade e manda anjos para destruí-la. O jeito vai ser encarar os anjos para se salvar. Isso será interessante.

“Um Homem Sério”, Irmãos Coen [trailer]

O que dizer da dupla de irmãos que estão entre os diretores americanos mais importantes desta geração? Voltam ao universo da religiosidade, agora judáica e trazem um dos melhores trailers de todos os tempos.

“Simplesmente Complicado”, Nancy Meyers [trailer]

Vi o trailer nos cinemas e a combinação de Meryl Streep, Alec Baldwin e Steve Martin tem tudo para dar certo.

“A Single Man”, Tom Ford [trailer]

O famoso estilista Tom Ford arrisca-se na direção e já traz de cara um belo trailer. O filme conta a história de um homem que perde seu parceiro e a atuação de Colin Firth lhe rendeu o prêmio em Veneza.

"Ilha do Medo", de Martin Scorcese

MARÇO

“O Amor Acontece”, Brandon Camp [trailer]

Achei o trailer interessante, já que traz dois atores legais: Jennifer Aniston e Aaron Eckhart, numa história que parece refletir sobre a literatura de auto-ajuda americana.

“Cop Out”, Kevin Smith [trailer]

“Comédia que gira em torno das aventuras de dois policiais de Nova York que devem encontrar uma rara figurinha de basebol que foi roubada, resgatar uma mulher sequestrada e ainda lidar com gângsteres e um esquema de lavagem de dinheiro”. Toda essa coisa sem sentido, filmada por Kevin Smith.

“A Fita Branca”, Michael Haneke [trailer]

Já assisti ao filme que venceu a Palma de Ouro em 2009. É um Haneke típico – questionando valores e falando de culpa. Mas é menor que “Caché”. Vale a ida ao cinema, se chegar em sua cidade.

“Ilha do Medo”, Martin Scorcese [trailer]

Scorcese continua a parceria com Di Caprio e agora traz um thriller psicológico sobre uma investigação dentro de uma prisão de criminosos com patologias mentais.

“Mother”, Bong Joon-ho [trailer]

O diretor de um dos 10 melhores filmes da década passada (O Hospedeiro) sempre merecerá atenção. Agora ele retorna ao thriller de investigação, como no ótimo “Memórias de Um Assassino”.

“O Livro de Eli”, Albert e Allen Hughes [trailer]

O trailer desse pós-apocalíptico é, no mínimo, instigante e curioso. Com Denzel Washington.

“Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo”, Karin Ainouz e Marcelo Gomes [sem trailer]

O diretor do melhor ficção brasileira da década passada, Ainouz, junto ao diretor do excelente “Cinema, Aspirinas e Urubus”, numa obra mais experimental, mesclando documentário com ficção.

“Vincere”, Marco Bellocchio [trailer]

Presente na lista dos 10 melhores de 2009 segundo a Cahiers du Cinema, conta a história de um segredo na vida do político italiano Mussoline.

“Homens que Encaravam Cabras”, Grant Heslov [trailer]

O trailer já é engraçado e conta George Clooney no papel de um cara que consegue manipular cabras através de telepatia (?!). O exército americano se interessa e…

“Tudo Pode Dar Certo” Woody Allen [trailer]

Allen de volta a Nova Iorque. Mais o quê?

ABRIL

“Alice no País das Maravilhas”, Tim Burton [trailer]

Eu sou bobão, mas é provável que Burton faça o filme infantil mais sombrio de todos os tempos.

“Clash of The Titans”, Lous Leterrier [trailer]

Mitologia numa produção que soa como “a adaptação de ‘God of War’ que todo mundo quer assistir”.

“Sede de Sangue”, Park Chan-Wook [trailer]

Parece que é um Chan-Wook para quem não gosta de Chan-Wook. Enfim, dele eu vi apenas Oldboy…que fez aquele sucesso interessante e ajudou os thrillers coreanos a se apresentarem com mais dignidade em cinemas ocidentais.

“Hot Tub Time Machine”, Steve Pink [trailer]

O produtor de “Alta Fidelidade” encara a direção e traz a história de uns amigos que entram numa banheira e, de repente, estão numa festa nos anos 80. O trailer deixa uma tom de “Se Beber, Não Case” no ar.

“Ponyo on the Cliff by the Sea”, Hayao Miyazaki [trailer ]

Do tio japa que fez “A Viagem de Chihiro”. Precisa dizer mais alguma coisa?

“Zona Verde”, Paul Greengrass [trailer]

Greengrass e Damon de volta; e tudo que você pode esperar disso.

“A Batalha dos Três Reinos”, John Woo [trailer]

O responsável por um dos melhores filmes de ação de todos os tempos (“A Outra Face), retorna depois de um tempo parado com um épico de história chinesa.

“Homem de Ferro 2”, John Favreau [trailer]

A primeira investida de Fabreau em retratar o Homem de Ferro foi surpreendente. O trailer do segundo já é mais empolgante que várias cenas do primeiro. Sucesso certo, mas será realmente bom? Com Mickey Rourke de vilão e Scarlet Johanson no elenco, as chances são altas.

“Quincas Berro D’Água”, Sergio Machado [sem trailer]

O diretor do belo “Cidade Baixa” volta investindo no cinema popular. Tem tudo para dar certo.

O Imaginário Dr. Parnassus

MAIO

“O Imaginário Dr. Parnassus”, Terry Gillian [trailer]

O último filme de Heath Ledger, cheio de cores e trechos oníricos.

“Robin Hood”, Ridley Scott [trailer]

O trailer empolga, mas Scott faz questão de ser piegas, sempre. A releitura dessa história ao menos nos leva ao cinema.

“Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo”, Mike Newell [trailer]

Não é de se esperar muita coisa de adaptações de games. Mas a história desse tem tudo para render ótimas cenas de ação, mesmo nas mãos de um diretor inexpressivo.

Toy Story 3

JUNHO

“Eu Te Amo, Phillip Morris”, Glenn Ficarra e John Requa [trailer]

A polêmica em torno dessa história será grande: Jim Carrey é um bom cristão que, depois de um acidente, decide que é homossexual e passa a se relacionar com Rodrigo Santoro.

“Toy Story 3”, Lee Unkrich [trailer]

O terceiro filme da série volta com o diretor responsável pela segunda parte. Unkrich também co-dirigiu os famosos “Procurando Nemo” e “Monstros S/A”.

“O Último Mestre do Ar”, de M. Night Shyamalan

JULHO

“Shrek Para Sempre”, Mike Mitchell [trailer]

A trilogia Shrek decaiu vertiginosamente à medida que cada novo filme era lançado. Dá para se reerguer indo para as mãos de um diretor inexperiente e que nunca fez nada minimamente interessante?

“O Bem Amado”, Guel Arraes” [sem trailer]

Arraes é a maior representação do cinema popular brasileiro da atualidade. Com diversos pequenos problemas em seus filmes, o maior está na carga televisiva que traz. Uma grande história nas mãos pode trazer algo de novo para os fãs do diretor.

“O Último Mestre do Ar”, M. Night Shyamalan [trailer]

Baseado no desenho “Avatar – A Lenda de Ang”, Shyamalan parece influenciado pelo lado “fabular” de “A Dama na Água”, ao escolher filmar essa história. Escolha atípica observando sua filmografia, deixa no ar a pergunta: sua genialidade menosprezada vai se dar bem com ação, aventura e mitos orientais?

"A Origem" de Christopher Nolan

AGOSTO

“A Origem”, Christopher Nolan [trailer]

Poucos trailers foram tão bem trabalhados como o de “Inception” (título original). A história parece ser muito boa, e Nolan conta com Di Caprio num thriller psicológico.

“Tropa de Elite 2”, José Padilha [sem trailer]

Depois do sucesso monumental do Capitão Nascimento, Padilha retorna à sua investigação da elite policial do Rio de Janeiro.

"Os Mercenários", de Sylvester Stalone

SETEMBRO

“Os Mercenários”, Sylvester Stallone [trailer]

O projeto de ação mais comentado dos últimos meses traz Stalone filmando no Brasil com Bruce Willis e Mickey Rourke. É o bastante.

OUTUBRO

Nada de expressivo até agora.

Priest

NOVEMBRO

“Priest”, Scott Charles Stewart [sem trailer]

O ótimo Paul Bettany interpreta um padre que desobedece as regras da igreja vai em busca de um vampiro que sequestrou sua sobrinha. Baseada em elogiada graphic novel homônima e dirigido pelo mesmo cara de “Legião”, responsável pelos efeitos especiais de filmes como “Blade Runner”, “Sin City”, e “Homem de Ferro”.

“Unstoppable”, Tony Scott [sem trailer]

Scott volta aos trens e novamente com Denzel Washington. Obsessivo? Provavelmente. Mas um dos diretores americanos mais interessantes da atualidade, com seus ensaios sobre a culpa, as cidades, a tecnologia.

DEZEMBRO

“The Social Network”, David Fincher [sem trailer]

Fincher topou e todo mundo vibrou: vai filmar a história de Mark Zuckerberg e sua trupe criando a maior rede social de internet do planeta: o Facebook.

8 Replies to “[Cinema] 50 filmes que você deve prestar atenção em 2010, segundo Ricardo Oliveira”

  1. Concordo com a lista!! Invictus parece ser muito bom – tio Clint, né?, só pode ser bom!. Alice e Iron Man estão, com certeza, na minha lista de must see. Esse de Peter Jackson estou super curiosa de ver, vi o trailer e achei foda!! Precious acho que é o tipo de filme para “emocionar” a pessoa, a menina so sofre, sofre e sofre e, com certeza, no final ela se da bem.

    Ah, concordo com Tiago sobre a falta de The Blind Side, Sandra voltou com tudo meeeeeeesmo!!

  2. Bom, o 51º já foi na sugestão de Tiago.

    Número 52:

    “KICK ASS”, de Mathew Vaughn.

    trailer: http://www.youtube.com/watch?v=A6fUp3jWUIQ

    Kick Ass tem sido super aguardado porque sua premissa é ótima e parece brincar com Watchmen. Um adolescente acredita que pode ser um super-heroi e começa a agir assim…instigando outros na cidade a fazerem o mesmo. Não tem super-poderes, mas começam a defender o crime. O trailer mostra como o filme promete ser muito diver’tido.

  3. Olá. Boa seleção. A maioria parece ser de qualidade. Estou curioso para ver “Clash of Titans”, refilmagem de obra homônima de 1981.Pelo que vi do trailer mudanças consideráveis foram realizadas na história original.
    Um filme que não consta da lista, cuja temática me interessa muito, é “Agora” de Alejandro Amenabar. Foi exibido em Cannes em maio de 2009.Trata-se da história real de Hipácia, filósofa que viveu em Alexandria, cidade do Egito do século V d.C. Envolve disputas entre cristãos e pagãos, entre diversas facções cristãs, intolerância religiosa e um pouco de romance. Rachel Weisz será Hipácia. Ando lendo que ele ainda não tem distribuidora no Brasil. Possui alguma informação?

  4. É verdade. Ágora não está na lista…isso porque não tem data no calendário do Filme B, de onde eu me baseei para fazer a lista. É provável que daqui a alguns meses surja uma data pra ele, assim como para uma série de outros filmes.

  5. Pingback: | diversitá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *