[Agenda Cultural] Confira as opções de arte e cultura em João Pessoa de 25/09 a 01/10

Orquestra Contemporanea de Olinda. Foto: Beto Figueiroa. Garanhuns, FIG 2009.

No Candeeiro Encantado: Orquestra Contemporânea de Olinda e Cabruêra

Alguns dos melhores músicos de Pernambuco e uma orquestra de frevo com mais de cinquenta anos de existência. Isso chama-se Orquestra Contemporânea de Olinda. Dez músicos de origens diferentes, mas todos com a mesma vontade de fazer música nova, misturando grooves latinos, afro beats e ritmos pernambucanos. Em 2008, gravaram seu CD trazendo no repertório, músicas autorais pontuadas por um baixo marcante e arranjos primorosos de orquestra de sopro.

A Cabruêra nasceu em Campina Grande na Paraíba em 1998. Depois de tocar na edição 2000 do Abril Pro Rock, o grupo fez uma turnê pela Europa tocando em festivais na Belgica, Alemanha, Inglaterra e Portugal. Ainda no mesmo ano lançaram o seu primeiro álbum independente que depois foi lançado por uma gravadora. Com um som moderno que universaliza o ritmo nordestino, a banda é bem conhecida e admirada não só pela terrinha como por onde passa.

A espera está quase acabando hein? Não perca essa noite de música boa, que vai rolar lá no Candeeiro Encantado, amanhã, às 22h. O ingresso custa 10 reais.

SEU PEREIRA

Dando sequência a programção do Circuito das Praças, a banda Seu Pereira e Coletivo 401 faz show na praça Antenor Navarro, às 21h com entrada franca.

Uma das imagens da exposição, de Alessandro Potter

Exposição Coletiva do Festival Mundo

Artistas: Alessandro Potter (sua participação, acima), Aline Buttermuller, Ana Isaura, Cristina Carvalho, Dani & Cris, Felipe Spencer, Gabi Adlof, Igor Tadeu, Krysna, Luana Neiva, Manoel Fernandes, Rafael Passos, Raphael Volleseele e Thiago Verdeee.

Curadoria: Fabbio Queiroz

De 24 de setembro a 24 de outubro no hall de exposições da Usina Cultural Energisa.

Luiz Carlos Vasconcelos como Palhaço Xuxu

Silêncio Total – Vem Chegando o Palhaço Xuxu

O ator paraibano Luis Carlos Vasconcelos interpreta o palhaço Xuxu num apresentação que integra arte circense e música. Junto com ele, o Grupo Lua Crescente irá realizar intervenções e performances circense utilizando a estratégica em que mistura teatro e circo, com isso, é possível o público assistir um espetáculo didático e com elementos surpresa na improvisação. As apresentações fazem parte do Festival Palco Giratório e será Ponto de Cem Réis, nesta sexta-feira (25) a partir das 15hs.

"Inventário" Foto: Leonardo RamadinhaInventário – Aquilo que seria esquecido se a gente não contasse

O Grupo Roda Gigante – RJ, traz para o Festival Palco Giratório uma apresentação que mostra as cenas vividas por 4 palhaços que há 10 anos atuam em hospitais da cidade do Rio de Janeiro. O espetáculo Inventário tem única apresentação dia 28 no Teatro Santa Roza, às 20h, e a entrada será dois quilos de alimentos não perecíveis.

Cinema, Tecnologia e Animação

Este é o tema da palestra debate proferida pelo professor Marcelo Tassara. Ele é co-fundador do curso de Cinema na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Doutor em cinema pela mesma instituição. É o responsável pela introdução do Cinema de Animação nos estudos acadêmicos universitários do Brasil. Atualmente leciona na Universidade de São Paulo, na Universidade Anhembi Morumbi e no Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Ciências. Sua linha de pesquisa é a análise de imagem e som. Tassara é fundador do Midialab, primeiro laboratório dedicado às linguagens audiovisuais da USP com interface da eletrônica digital. O evento será hoje, às 19h30, no auditório do Pólo Multimídia da UFPB, campus de João Pessoa.

3ª Primavera dos Museus – Museus e Direitos Humanos

Um evento nacional promovido pelo Ministério da Cultura e o Instituto Brasileiro de Museus, reune 789 eventos por todo o país e por aqui vai rolar:

Espetáculo TeatralQuebra-Quilos – Coletivo de Teatro Alfenim Texto e Direção: Márcio Marciano – 26 de setembro, às 20h, Casa do Artista Popular – Praça da Independência.

Mais informções aqui.

CINEMA

Cameron Diaz em "Uma Prova de Amor"

Uma Prova de Amor – Nick Cassavetes (Diário de Uma Paixão). Lágrimas garantidas. Um filme profundo que não se aprofunda. Essa foi a frase mais falada pelas críticas. Um casal que vive o drama de ter uma filha com leucemia e nenhuma medula compatível para doação.

Uma idéia: ter outro filho em laboratório com as características necessárias para ser doador. Se você fosse esse filho como você se sentiria conhecendo o motivo do seu nascimento? Questões polêmicas e lágrimas são a temática de Uma Prova de Amor, que tem no elenco Cameron Diaz, Jason Patric e Abigail Braselin (protagonista de A Pequena Miss Sunshine). Veja na sala 3 do Box.

TRAILER

A Órfã – Jaume Collet-Serra (A Casa de Cera). “Há algo de errado com Esther”. Ui, o que será? O casal interpretado por Vera Farmiga (Os Infiltrados) e Peter Sarsgaard (A Chave Mestra) não supera a perda do terceiro filho e resolve adotar uma garota já crescidinha. A russa Esther é a escolhida, ou será que ela que escolhe o casal? A guria não é o que realmente parece e a partir dai começa o terro (ou não), só assistindo o fime na sala 4 do Tambiá e do Box (estreia sábado) para saber.

TRAILER

Pacto Secreto – Stewart Hendler (Reféns do Mal). Remake de The House on Sorority Row, de 1983, mais um desse filmes que mostram universitários americanos fazendo besteira nos campi da vida. Um grupo de meninas da irmandade bla bla bla decidem se vingar dando um trote numa lesinha que que pegou o namorado de uma delas. O “pro” é que a dita cuja morre! Daí, anos mais tarde o segredo ressurge. Como? Veja na sala 8 do Box.

TRAILER

Dando sequência a programção do Circuito das Praças, a banda Seu Pereira e Coletivo 401 faz show na praça Antenor Navarro, às 21h com entrada franca.

One Reply to “[Agenda Cultural] Confira as opções de arte e cultura em João Pessoa de 25/09 a 01/10”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *