[Agenda Cultural] Confira as opções de arte e cultura em João Pessoa de 18 a 24 de setembro

À Deriva
À Deriva, de Heitor Dhalia, é um dos destaques do nosso cardápio cultural da semana.

Entradas – shows abertos e artes plásticas

A programação do Circuito das Praças continua rolando e hoje ás 20h, o projeto vai estar na Feirinha de Tambaú com o Grupo de teatro ‘Boca de Cena’. Uma hora mais tarde, às 21hs, tem ‘Zé Viola e Progressive Eletronic Band’ na Praça Antenor Navarro, no Centro Histórico.

O Circuito das Praças é um projeto realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com os Comitês Gestores das Praças, com o objetivo de oferecer entretenimento nas áreas de lazer que foram recentemente construídas ou revitalizadas pela prefeitura. O projeto vai até fevereiro e proporciona aos moradores de vários bairros uma forma de acesso a cultura além de ser uma boa forma de difundir e valorizar a cena cultural da Paraíba.

“Contemporâneos Paranaenses” é a exposição das obras que integram o acervo do Atelier de Arte Contemporânea e do Centro de Arte Contemporânea do artista plástico Edílson Viriato. As telas e obras fazem parte da história do Paraná. 28 artistas plásticos paranaenses expõem as mais variadas técnicas e estilos, entre acrílico sobre tela, fotografia aplicada sem tecido, foto sem lona, instalações, retroprojeção de medida vari&am. A exposição acontece na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte até o dia 18 de outubro e a entrada é franca. O funcionamento é de Terça a sexta-feira das 9h às 17h e nos Finais de semana e feriados das 10h às 18h.

“Sob os Paralelepípedos, a Praia” é a exposição Criada por Alexandrino Filho, professor de literatura francesa da UFPB, composta por sete torres ilustradas por slogans, mais de 100 cartazes e mais de 100 imagens das manifestações que aconteceram em maio de 1968 em Paris. Além disso, um carro incendiado e a simulação de barricadas em frente ao Zarinha Centro de Cultura ajudam a resgatar o clima das ruas da capital francesa naqueles dias. Para entender mais sobre a exposição clique aqui. A exposição vai até o dia primeiro de outubro e Centro de Cultura fica no final da Av. Nego em Tambaú.

Prato Principal

A bela cantora Céu

Cantora e compositora brasileira, Céu lança seu segundo CD chamado Vagarosa. Música boa para ser ouvida com calma, sem pressa. A cantora conduz suas músicas com o samba e mais uma infinidades de ritmos. Dia 24 de setembro às 20h no Teatro Paulo Pontes ela estará por aqui. Mais informações pelo telefone 3211-6280.

Dia 26 no Candeeiro Encantado vai rolar um show massa com a Orquestra Contemporânea de Olinda e Cabruêra. A primeira faz um som que mistura grooves latinos, afrobeats e ritmos pernambucanos, já a segunda, conhecida geral na terrinha, faz uma mistura de rock com música regional. Os ingressos custam 10 reais e a partir das 22h você já pode ir se achegando por lá.

Sobremesas no teatro e na praça

"Angú de Sangue"“Nem arroz, nem feijão, nem bife. Em meu jantar de ontem foi servido angu. puro e seco. Quer dizer, com um pouco de sangue. É, sangue. Esse que corre nas veias, sabe? Pra piorar, comi num porão frio e escuro, sentado numa tábua sem encosto.” O coletivo recifense Angu de Teatro integra a programação do Festival Palco Giratório com a peça ‘Angu de Sangue’. O espetáculo é baseado nos contos dramáticos do pernambucano Marcelino de Freitas e estará em cartaz domino, dia 20 de setembro no Centro Cultural Piollin às 19h. Para entrar basta levar 2 kg de alimentos não perecíveis.

"Era uma Vez"O grupo Deuzeruora Vamimbora apresenta ‘Era Uma Vez…’ uma versão do conto clássico dos irmãos Grimm ‘Branca de Neve e os Sete Anões’ e conta com três atores em cena interpretando 16 personagens da trama, que mostra uma visão diferente da tão conhecida história. Recomendado para crianças a partir de 8 anos de idade. A peça entrará em cartaz dia 26 de setembro no Teatro Ednaldo do Egypto às 17h, os ingressos custam 10 reais inteira e 5 reais estudante.

O Quitento UirapuruA primavera traz flores e cultura. A Funesc promove o espetáculo ‘À Setembrina Primavera’. Dia 23 de setembro, a partir das 21h, no Teatro Paulo Pontes, o espetáculo reunirá o Quinteto Uirapuru, a cantora lírica Ana Gouveia, o barítono José Bezerra Filho e a atriz e bailarina Amanda Melo. Dirigido e roteirizado por José Bezerra, o espetáculo conta com um repertório eclético e de muito bom gosto. A entrada será 1 kg de alimento não perecível, revertido para o hospital Padre Zé e a instituição Amém

No domingo em Mangabeira na Praça do Coqueiral haverá Lampinha São Sebastião, na Praça do Caju no Bessa terá Hip Hop e General Frank. O grupo Osfordiário com a peça A Farça do Poder fará apresentação na Praça da Esperança, localizada no Condomínio Gervásio Maia; Bebé de Natercio, na Praça da Amizade, no Rangel e os alunos do Circo Piollin trazem Circo do Amanhã, na Praça das Mangueiras, no bairro do Alto do Mateus. Assim como no sábado, as apresentações no domingo começam a partir das 20h.

Mais informações sobre o Circuito Cultural das Praças aqui.

Sugestões cinematográficas da Casa

verdadenuaecruaA Verdade Nua e Crua, de Robert Luketic. Plágio requentado não vinga mais. É assim que começo falando sobre mais uma comédia romântica: A Verdade Nua e Crua. Ele e Ela. Dái surge uma briga, quem fica em baixo, quem fica em cima, previsível demais para ser verdade.

Em sumo, Katherine Heigl vive uma talentosa produtora que tem um currículo de relacionamentos frustrados. Com a audiência do seu programa lá em baixo, ela cria um novo quadro que vai revelar o que realmente atrai os homens. Para emplacar a fórmula certa ela começa a usar os conhecimentos machista de um funcionários “ogro” (Gerard Butler), num estilo bem Como Perder um Homem em Dez Dias.

Quer uma dica? Aproveita a promoção Segunda Máxima que retornou no Box para assistir esse filme na sala 5. TRAILER.

Juízo Final, de Neil MarshallJuízo Final, de  Neil Marshall. Um vírus ceifador, que age rapidamente, é mortal e logo se alastra pela Escócia, levando o governo do Reino Unido a criar um plano de quarentena que isola o país do resto do mundo. Mas da mesma forma que os ingleses segregaram os escoceses, o mundo isolou a Inglaterra, criando um país com cada vez mais gente e menos recursos. Vinte e cinco anos depois da primeira epidemia, o vírus volta a atacar para tentar equilibrar esse ecosistema, dessa vez no coração do país, em Londres. Ficção científica na sala 3 do Box e na sala 4 do Tambiá. TRAILER.

"À Deriva", de Heitor DhaliaÀ Deriva, de Heitor Dhalia. Em férias de verão com a família em Búzios, Filipa, uma adolescente de 14 anos, faz o rito de passagem para a idade adulta em meio às descobertas do amor com a turma de amigos. Um rito que se prova doloroso quando ela descobre que o pai, um famoso escritor, está traindo a mãe com uma estrangeira que mora na praia. A descoberta desse segredo, porém, será apenas a primeira de uma série de outras, encantadoras ou dolorosas, sobre sua família e si mesma. Na sala 8 do Box. TRAILER.

Persépolis

Sessão Mobilizada: Persópolis – Animação baseada nos quadrinhos (autobiográficos) de Marjane Satrapi que conta a história de jovem iraniana muito precoce e sincera. Durante a Revolução Islâmica, ela começa a descobrir que está chegando à maturidade e deve lidar com mais responsabildades – não só de seus atos, mas no modo de pensar. Quinta às 21h10 na sala 3 do Box. Aqui tem uma matéria bem legal sobre o filme. TRAILER.

One Reply to “[Agenda Cultural] Confira as opções de arte e cultura em João Pessoa de 18 a 24 de setembro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *