Últimos seminários: Twitter e tendências do rádio

Apresentei hoje o meu segundo seminário deste primeiro período do mestrado, que tem sido ótimo. Ainda resta mais um, da disciplina de metodologia e teorias com o professor Marcos Nicolau. Este provavelmente será o mais complexo, já que o grupo terá de apresentar as principais teorias que fundamentam os estudos da chamada nova cultura digital.

Os duas apresentações abaixo podem ser baixadas em formato PDF se você clicar no link que dá acesso a cada uma delas no SlideShare. Você precisará apenas se cadastrar para isso.

A primeira, sobre Twitter, foi o seminário de hoje, e traz uma explanação geral da ferramenta a partir dos pilares da Web 2.0, passando pelos estudos de danah m. boyd, Raquel Recuero, Gabriela Zago e Pierre Levy.

Já a segunda apresentação foi realizada em grupo. Mayara Maia trouxe a introdução com pensamentos iniciais sobre a evolução do rádio, Zé Maria na sequência falando sobre as webrádios, Elton Barbosa em seguida com rádio digital, Ana Flávia Luna explana sobre PodCasts e, por fim, eu encerro com as tendências e possibilidades para o rádio hoje e no futuro.

Uma coisa que eu preciso enfatizar, já que não está totalmente explicíto nos slides, é que a minha principal fonte de pesquisas sobre tendências é o blog do Tiago Dória. Ele continua sendo, pra mim, a principal antena sobre tudo que está acontecendo e, até mesmo, o que está para acontecer com as mídias em termos de comunicação e jornalismo.

Vale lembrar que meus seminários, oficinas e palestras sempre estão disponíveis no menu PALESTRAS aqui no blog.

Ricardo Oliveira

One Reply to “Últimos seminários: Twitter e tendências do rádio”

  1. perdi tua palestra de twitter porque a santa secretaria faltou, fiquei de babá!
    =/
    só pelo título da palestra já deu pra sentir que foi muito boa!

    ;)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *