“Capitu” no Jornal da Paraíba de ontem (30/11) com Diversitá

Como falei no Twitter durante a semana passada, fui convidado pelo amigo jornalista Astier Basílio a assistir um pedaço da série “Capitu” lá na redação do JP. Como contou na matéria que saiu na capa do Vida&Arte deste domingo, ele encontrou um DVD num barzinho em Recife. O DVD faz parte de um conjunto que foi distribuído entre 05 capitais brasileiras, trazendo na capa apenas: “Pegue e passe adiante”. O conteúdo? Seis minutos da série que estréia no próximo dia 09 na Globo.

.

.

O convite me deixou super empolgado e depois de assistir fiquei mais certo de que valerá a pena ver televisão nesses dias. Abaixo, segue a segunda parte da matéria, que aparecem as opiniões de quem assistiu o trechinho, incluindo este blogueiro. A primeira parte você pode ler aqui.

.

.

“Um Bentinho que dança no salão e tem nos ouvidos fones de um iPod; uma jovem Capitu com tatuagem; um trem substituindo o bonde; rock’n’roll como trilha. Pelo clipe, deu pra notar que Luiz Fernando de Carvalho vai radicalizar em termos de experimentalismo e fundir elementos da modernidade à trama do século 19.

Chico Viana, cronista e professor com doutorado em literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro diz que, ao assistir o clipe, ficou com uma impressão de que o diretor faz uma leitura muito pessoal do romance. “A cenografia, o figurino e a perfomance dos atores sugerem influência da linguagem teatral e, ao mesmo tempo, dão a entender que o código realista é substituído por uma representação fabular, simbólica, dos conflitos”.

Chico acredita que é possível que a visão do ciúme transcenda o âmbito pessoal de Bentinho e ganhe contornos universais. “Caso isso ocorra, é interessante saber como o diretor vai resolver um dos problemas cruciais do livro: a percepção do ciúme por um narrador de primeira pessoa, o que dá a Capitu, pelo menos, o benefício da dúvida. Será que Luiz Fernando de Carvalho vai desvendar o enigma de Capitu, ou vai representá-la como essa esfinge que, ao longo dos anos, vem desafiando os leitores comuns e os estudiosos da literatura?”

Diretor de teatro e também autor de romances, Tarcísio Pereira fala que ficou “com água na boca”. E diz que “esses clipes, assim como as vinhetas que antecipam um trabalho na TV, geralmente apelam muito com grandes imagens, fazem verdadeiro cinema. Mas nesse caso, tratando-se inclusive de um trabalho de Luiz Fernando, tem algo sensacional no ar”.

.

.

Tarcísio acha que já fizeram de tudo com “Dom Casmurro”. “No Brasil, em termos de variações, acho que essa obra corresponde a “Romeu e Julieta”, que já foi virado e revirado pra todo lado e todo jeito. Mas agora o “Dom Casmurro” chega à TV com essa estilização cênica e visual que é a marca do diretor em obras mais próximas do tempo e com ambientações rurais. Essa é a surpresa que nos espera. Depois de ver o clipe, decidi reler o romance”.

Jornalista e autor do blog “Diversitá”, onde comenta filmes, Ricardo Oliveira diz que deu pra perceber que Luiz Fernando de Carvalho vai continuar ousando dentro da TV e que a tendência é fazer isso com cada vez mais liberdade. “Ousando na linguagem em diversos sentidos: retrabalhar o uso do teatro em termos de interpretação e cenário, a força da imagem subjetiva, o desejo de sair do lugar-comum”.

Ricardo destaca a mistura de elementos de tempos distintos, “como fones de ouvido ou o rock contemporâneo chamou muita atenção e tudo isso só confirma que ele tem adquirido cada vez mais espaço livre como diretor no contexto onde tem trabalhado”, diz ele. E completa “Mesmo tendo um currículo basicamente formado por direção de novelas, a passagem do cara pelo cinema foi marcante o suficiente pra saber que ali há um potencial gigante para a produção de boas coisas para TV ou mesmo fora das mídias de massa. Torço pra seja muito bom”.

Assista abaixo ao teaser que vimos em DVD:

.

Capitu teaser na íntegra high quality

Meus agradecimentos a Astier pelo privilégio. =)

Ricardo Oliveira

3 Replies to ““Capitu” no Jornal da Paraíba de ontem (30/11) com Diversitá”

  1. aha,
    vi um comentário seu sobre o novo filme do “não James Bond” em uma revistinha de divulgação q não lembro o nome;
    aí pensei: eu conheço este blog!

    =]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *