Wi-fi grátis em João Pessoa

Foi oficialmente anunciado hoje, pelo secretário de ciência de tecnologia do estado da Paraíba, Aguinaldo Ribeiro, o projeto Paraíba Digital. A iniciativa será lançada pelo governador neste verão e consiste em instalar redes wi-fi gratuitas pela cidade. Inicialmente seriam disponibilizadas através da orla marítima, do Cabo Branco até o final do Bessa, para depois também serem instaladas ao longo da Av. Epitácio Pessoa e em toda cidade. O custo inicial é de 1,5 milhões de reais e será totalmente financiado pelo governo do estado.

O projeto é bastante parecido com aquele que foi promovido em junho deste ano no Rio de Janeiro. Por toda a praia de Copacabana estão distribuídos hotspots de wi-fi livre para os transeuntes que disponham de dispositivos prontos para wireless. Ou seja, com seu laptop, iPod Touch, iPhone, ou qualquer outro gadget que disponha do sistema. Depois que a notícia saiu, rolou um bate-papo no Twitter (sim, começamos a ter gente de João Pessoa na rede, yes!) sobre as questões.

A mais importante foi no quesito segurança: não é possível ainda estar tranquilamente (a trema do tranquilo continua?) na praia com seu laptop. Talvez seja mais relax para quem usar Smartphones, Blackberrys e brinquedinhos do gênero. Mas, notebooks, netbooks…hum, não.

Isso, obviamente, traz para o projeto uma discussão mais ampla do que simplesmente dar wi-fi de graça. A segurança será reforçada? Ou será que para acessar a internet na praia eu vou ter de sentar ao lado de um policial militar? Nã.

O projeto visa realizar inclusão digital na cidade e começou pela orla, visando turismo. Um óbvio contrasenso, já que a promessa é que só depois disso, sejam instalados pontos de internet em comunidades carentes. Mas eu realmente não estou com a intenção de parecer negativo aqui. Fiquei sim muito animado com a possibilidade. Só acho que são necessários questionamentos. Sem isso, a gente acaba tendo um péssimo-futuro-serviço.

E vocês, pessoenses, o que acham?

Ricardo Oliveira

8 Replies to “Wi-fi grátis em João Pessoa”

  1. Boa noite , achei muito interessante essa iniciativa pois assim vai ajudar a muitos pessoenses que necessitam de internet para estudos e outras coisas básicas a inclusão digital vai valorizar mais João Pessoa.

  2. nossa muito boa essa lei adorei
    mas realmente nois que usamos notebook nao temos a segurança de usar porque sabemos que a orla maritima é muito perigosa entao tem que investir em segurança e bolar um esquema muito bom e seguro pra que nós possamos usar a net, porq mesmo perigoso precisamos trabalhar e usar a net nesses lugares e tbm nem todos tem condiçoes de comprar um 3g o custo é muito alto entao espero que dê certo aguardo um retorno de vcs abraçao!!

    Felipe Marinho

  3. cara simplesmente eu adorei a noticia!
    + ainda estou com um pouco de “medo” em usar o meu iphone por ai!

  4. olá, ricardo… estou catando saber qual é, afinal, a velocidade da internet wi fi da orla de joão pessoa. acho que vai depender de quantas pessoas estão acessando no momento, né isso? claro. mas já li que a velocidade é de 300 kbps e tbm que é de 2Mbps.. enfim. vc teria algum dado real sobre isso? valeu, abraço.

  5. aah!! acabei de ver aqui noutro artigo que a “Secom não informa em seu release qual a velocidade de conexão”… :(

  6. Jo,

    recebi informações de uma pessoa ligada a Secom que por enquanto a internet tem a velocidade de 3MB distribuída para toda orla. Obviamente é muito pouco, mas tbm fui informado de que a quantidade de banda necessária está em fase de testes.

  7. Eu não vejo como um problema o projeto ter começado pela orla, não sei se tantas pessoas teriam como acessar a rede wi-fi nas favelas.
    Gostei do artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *