10 coisas para não fazer na monografia

Depois de viver a incrível e insana experiência de fazer uma monografia em 3 semanas, eu aprendi algumas coisas. A maioria foi na marra, outras foram com a ajuda de Thiago Falcão, Ana Flávia Camboim ou meu orientador Henrique Magalhães. Algumas eu descobri somente depois da avaliação, outras são coisas óbvias, que tomei como princípios desde o início do processo. O certo é que agora eu deixo pra vocês minhas 10 dicas essenciais sobre monografias. Não é questão de experiência na área, até porque esta foi a primeira. Mas acho que são toques importantes. Vamos lá:

10 coisas para não fazer

durante a produção de uma  monografia

1. Não procrastine

Não adie os processos, cumpra as etapas. Dividí-las  de forma a organizar seu ritmo de trabalho é essencial. Geralmente são 4 ou 5 meses de produção e o ideal é gastar pelo menos 1 mês intenso  apenas estudando e fichando os pensamentos e trechos importantes para seu texto. Invista dois ou três meses escrevendo tudo e o mês final para sua revisão pessoal, de amigos e ajustes finais de sumário, índices e anexos. Sofri na pele por causa da minha preguiça, e garanto que dá muito trabalho fazer tudo em menos de 1 mês. Alguns amigos investiram 2 semestres trabalhando com cuidado.

2. Não seja perdido

Saiba exatamente onde você quer chegar. Pode ser que o processo mude, que a metodologia faça você perceber que algumas coisas precisam tomar outro rumo. Entretanto, tenha sempre em mente o problema a ser resolvido e o que você quer provar com seu trabalho. Isso te ajuda a não perder o foco.

3. Não queira falar sobre todas as coisas

Uma consequência da recomendação número 2 é saber que você não precisa falar sobre tudo. Afinal, lembre-se que muitas das teorias, conceitos, já foram expostos em outros trabalhos de forma clara. Algumas vezes você vai precisar apenas lembrá-los, em outras explicá-los, e, sempre, você terá de analisar profundamente alguns autores. Mas, sobretudo, não seja prolixo. Um trabalho bem sintetizado sem superficialidade ganha pontos extras na avaliação.

4. Não brigue com a ABNT

É, todo mundo odeia a Associação Brasileira de Normas Técnicas. Mas o bicho-papão é menor do que aparenta quando a gente chega a um TCC. Se você teve o costume de entregar artigos durante o seu curso, aproveite para organizar seu trabalho seguindo as regras mesmo enquanto você escreve. Evite ao máximo deixar esses detalhes para o final: você pode se deparar com uma imensa bola de neve a ser corrigida.

5. Não escreva sem estilo

Muita gente acha que monografias, artigos e ensaios acadêmicos precisam ser totalmente técnicos e com uma linguagem imparcial levada aos limites. Isso não é verdade – até porque a imparcialidade é uma falácia. Mesmo que existam exceções, saber escrever com estilo, de forma a conquistar o avaliador com sua habilidade de argumentação, é uma virtude – especialmente em cursos da área de humanas. Evitar a primeira pessoa é uma questão óbvia, mas saber quando lançar a sua opinião em meio ao texto é algo importante. O seu orientador é o prumo para descobrir quando você está exagerando neste sentido.

6. Não brigue com o seu computador

Alguns perdem trabalhos, outros (ou todos) têm problemas com a impressora. A verdade é que a gente sempre põe a culpa nos softwares e hardwares quando nós somos os manés. No meio do estresse e da correria, sempre esquecemos de duas coisas: (1) fazer backup freqüente do arquivo principal. Lembre de todos os dias enviar o .doc para seu e-mail; (2) verificar o funcionamento da impressora. Quando chegar a época de imprimir, certifique-se que o seu aparelho não está precisando de manutenção ou cartuchos novos. Isso evita muitos (repito, muitos) perrengues. Uma nova alternativa para produção do trabalho é o Google Docs. Nele você pode produzir o texto completo na rede e compartilhar com quem desejar para leituras e comentários. Sem riscos de perdê-lo.

7. Não escolha o orientador errado

Dois caminhos para a escolha certa: ou você tem o suporte de um professor que entende tudo do assunto que você vai abordar ou ele entende do tema sobre o qual você ainda é capenga. Exemplo: você quer falar sobre Cinema Tailandês. Se você sabe tudo sobre o cinema daquele país e nada sobre as bases teóricas que te fundamentem, procure um orientador que te ajuda nas bases teóricas ou vice-versa. Se ele sabe sobre as duas coisas, ótimo. Seja cuidadoso na escolha, você pode ter sérios problemas. Independente de qualquer coisa, aprenda a não depender totalmente dele. Afinal, é nesta época que você vai mostrar seu real potencial enquanto pesquisador científico e sua habilidade na escrita. O orientador está aí pra remover aquelas malditas arestas que atrapalham o processo.

8. Não fique com apenas duas opiniões

A sua opinião e a de seu orientador não são suficientes. Evite ao máximo ficar apenas com elas. Conte com amigos que possam te ajudar em dois níveis: correção textual e suporte no conteúdo do trabalho. Divida suas dificuldades na fundamentação teórica com mais alguém que é da área, peça pra que ele leia o texto. Isso é vital para descobrir se o seu trabalho é original, coeso e se está coerente.

9. Não seja desonesto

Em tempos de copyleft ou Creative Commons você precisa tomar cuidado. Plagiar textos ainda é uma falta de honestidade sem tamanho. Não faça. Você pode ser descoberto por quem menos imagina. Cite todas as fontes, não tenha medo de usar aspas. Saber fazer citações de forma indireta (seguindo as regras) também é uma ótima virtude nessas horas. Mas lembre, tudo tem que estar explicadinho na página de referências.

10. Não seja negligente

Estamos falando do seu último trabalho acadêmico (caso você não faça uma pós). Trate-o com carinho e faça com excelência. Isso ficará claramente refletido no seu texto e será notado pela banca examinadora. Este trabalho pode se transformar em artigos para publicação em periódicos da sua área, ou servir de referência no seu curriculum (acadêmico ou não). Portanto, não fique na média.


Dicas finais: como perceberam, eu não tratei das questões técnicas de formatação e etc, que também considero muito importantes e obviamente precisam estar na ponta dos dedos. Logo, procurem com seus professores de metodologia as formas de ajustes à ABNT e moldes adequados ao seu projeto final.

Espero que as dicas sejam úteis! Espalhem esse link por aí, porque todo semestre são milhares de malucos desesperados fazendo monografias. ;)

Ricardo Oliveira

ASSINE MEU CANAL DO YOUTUBE:

36 Replies to “10 coisas para não fazer na monografia”

  1. Amei, Ricooo!!!
    Pra mim o problema mais grave ainda é a procrastinação. Mas vou fazer um cronograma certinho, e depois te mostro uma coisinha que eu fiz, hehehehe.

    BEIJO!

  2. Gostei da dica do estilo – e sempre a tentei aplicar. A rigidez científica é quanto ao método, não quanto a usar as palavras de forma feia e inflexível.

  3. Ótimas dicas. Meu orientador sempre me ajuda. O que seria de mim sem ele? Kaline já te mostrou o contrato dela? Hilário. Acho que vou ter que fazer um pra mim também.

  4. Meu amigo… obrigado é pouco, muito pouco pelas dicas que você deixou aqui… acabei de entregar o primeiro capitulo da minha monografia.. e estou começando a batalhar pelo segundo, algo que me parece que não será facil, ainda assim suas dicas foram muito boas e me ajudaram muito.

    God Bless You

  5. hahah essas dicas me servirão em 2015. : )

    ah, se der, vc num poderia falar o que achou do filme O banheiro do papa?

  6. Talita,

    eu gostei do filme. Bonito, sincero e tem um cuidado visual que traz uma beleza bem legal. O único problema é qnd investe um pouco em excesso no tom documental. A denúncia fica interessante, mas corre-se o risco de lembrar Sebastião Salgado, que não me agrada. Nota 4 de 5.

  7. Ahhh … boas dicas. Mas uma das dicas finais foi bastante infeliz. Portal Zé Moleza bixo? hahahahahahahahaha Não é lá onde se compra trabalho já pronto !? =P

  8. ei, seria pedir demais pra atualizar esse espaço aqui? logo qdo eu to tomando gosto pela coisa…

    ;*******

  9. Muito bom cara, humildade é ´primordial, passar informações para outras pessoas é um sinal de carater, muitos sabem das manhas e ficam guardando a sete chaves para si mesmo. Parabéns.

  10. uh huuu acredto que estou no caminho certo, vou ler toda essa semana, os 10 mandamentos mesmo! valeu e obriagada por compartilhar essa relíquia de dicas….

  11. nossa.. tenho uma semana e meia para terminar minha mono.. estou na pag 20 e n sei mais para onde ir. Escolhi um tema complexo, cujos fundamentos estão em mais de 5 séculos de história.
    Mas agora n adianta chorar.. rs 5 anos, e deixei p fazer no último mês..

    obrigada pelas dicas! serão úteis ao longo desta semana!!! rsrs

    bj

  12. Ricardo, parabéns! você foi bem específico nos criterios que devem ser observados para a construção de uma Monografia! É válido lembrar que, o fundamental disso tudo é consultar seu (ante-projeto; pré-projet; ou projeto e seguir os passos dele, sem fugir dos objetivos; lembrando sempre as questões norteadoras (problemas).
    Mais uma vez, Parabéns!
    Na condição de professor-orientador vou recomendar esse seu artigo aos interessados. Obrigado!

  13. Boa dicas! Tenho 1 mês pra entregar o meu TCC.. não escrevi nada ainda.. tô só passando dados por enquanto. Pelo menos meu pré-projeto ficou ótimo e posso usá-lo como base pra escrever tudo o que preciso. Tenho autores, idéias, métodos.. tudo! Só me falta criatividade e paciência pra colocar tudo no papel!
    Valeu mesmo! Deu um gás!

    1. também tenho um mês pra escrever meu TCC, meu projeto tb ficou bom, fiquei com 8,5! mas to desesperado, redigi so 3 páginas, e são 3 caps. cada um com 15 págs, vou ficar bem pirado, a defesa já na primeira semana do mês de dezembro

  14. Oie
    Muito boas as suas dicas! Parabéns. Tenho dois meses para entregar a minha e confesso que ainda estou perdida. A falta de tempo e o cansaço me atrapalham muito. Sem falar que já tracei meu cronograma, mas todo dia mudo de ideia e acho que vou pirar. Meu orientador é um horrível. Nuncaa me dá dicas de nada e nem esclarece as minhas dúvidas. Ele é uma porta!

  15. Bom, gostaria muito de ter feito as coisas direitinho, na ordem certa e sem desesperos, mas resolvi que "tinha tempo..", ou seja, agora tenho 3 semanas. Então..

  16. Adorei as dicas. Vou fazer uma monografia em artes na edução, e ainda não sei o que fazer,o
    tema é livre,por favor me de uma dica.

  17. Muito bom Ricardinho,

    Estou escrevendo a minha dissertação de mestrado e num momento de "desespero" resolvi pedir ajuda ao orientador mor, "O Google". Encontrei um texto (http://www.posgraduando.com/blog/10-coisas-que-voce-nao-deve-fazer-em-sua-tese-ou-dissertacao) na rede e quando li no final, fiquei surpreso:

    "Texto adaptado do original “10 coisas para não fazer na monografia”, de autoria de Ricardo Oliveira e disponível no DIVERSITÁ BLOG."

    Dei uma boa risada e fui direto ler o original, o seu escrito. Adorei tudo e vou usar na orientação dos meus alunos, ok?!

    Fica com DEUS meu querido!

  18. Monografia é uma dissertação (em sentido lato) sobre um ponto particular de uma ciência, de uma arte, de uma localidade, sobre um mesmo assunto ou sobre assuntos relacionados. Normalmente escrito apenas por uma pessoa. É o principal tipo de texto científico. Trabalho acadêmico que apresenta o resultado de investigação pouco complexa e sobre tema único e bem delimitado.
    Bem, uma monografia depende única e exclusivamente do esforço de cada um, Como o próprio nome diz, etimologicamente, monografia significa: mono (um, único), grafia (escrita).
    É um processo que envolve muita concentração e preparo, mas com uma boa orientação é possível sim fazer uma boa apresentação e até mesmo tirar uma boa nota. Basta você estar bem preparado e dominar o tema de ponta a ponta, que com certeza você vai tirar tudo de letra e nem vai perceber que ali na sua frente estarão os avaliadores e uma pequena platéia.
    Por sorte, hoje em dia existem muitas ferramentas e material de apoio para você se dar bem na apresentação do seu tcc. E uma delas todo mundo conhece, chama-se internet.
    Deixa eu contar uma pouquinho da minha saga e de como consegui fazer uma boa monografia… Bem, eu me lembro que faltava pouco mais de dois meses para a minha apresentação e ainda nem sabia que tema eu iria defender, não sabia nem por onde começar meu tcc. Enfim, tava mais perdido que um pescador solitário no meio do oceano. Eu saí perguntando pros meus colegas que já tinham feito esse trabalho e também pra gente que já era experiente no assunto. Recebi muita informação e muitas dicas. Filtrei muita coisa boa, mas era tanta informação na minha cabeça que eu já tava quase pirando. Foi então que já no desespero, resolvi pesquisar sobre o assunto na internet. Pesquisando pra cá e pra acolá, consegui encontrar no Google um material muito bom do meu amigo e xará Gustavo Periard. Esse cara é o cara quando se trata de se fazer uma boa monografia. O material de apoio que ele dispõe é de muita qualidade e de fácil assimilação. Foi de muita utilidade pra mim e é pra muitos alunos que também já aplicaram e aplicam suas técnicas. Falo por experiência própria. Ele me ajudou muito na apresentação da minha monografia, em todos os sentidos. Estudei e segui tudo o que ele me ensinou, as suas orientações foram simplesmente fantásticas. Ele só não resolveu um probleminha, o meu nervosismo, aquele friozinho na barriga que senti antes da minha apresentação, mas isso é normal, todo mundo sente isso não é pessoal?! Hehehe… Bom, mas o que importa é que no final, tirei 9,0 na minha monografia do curso de comunicação que fiz. Os professores gostaram muito da minha apresentação. Consegui minha tão sonhada formação em comunicação e hoje eu trabalho onde sempre quis, desde quando me entendi por gente. Trabalho numa rádio de renome aqui na minha cidade graças primeiramente à Deus e depois ao Gustavo Periard. Ah! ia esquecendo de falar, o site dele é esse aqui (http://bit.ly/1m82hRN). Sinceramente, só tenho a agradecer demais à Deus e a esse cara que me ajudaram bastante, de verdade no momento que eu mais precisava.
    Considerando que você tem pouco tempo para realizar a defesa da sua monografia, não por sua culpa, mas por inúmeros motivos como a falta de tempo, a fadiga, as outras tarefas, etc. Eu sugiro que você siga o conselho desse amigo aqui que vos fala, ou melhor, que vos escreve e dê um passo importante na conclusão da sua faculdade e na busca da sua tão sonhada profissão. Procure conhecer o material que o Gustavo Periard tem para te orientar e te ajudar a fazer uma ótima apresentação da sua monografia e talvez até tirar uma nota melhor que a minha. Estou aqui torcendo por você e pelo seu sucesso.

    Bom, espero ter ajudado.

    Boa sorte pra você que leu esse humilde comentário e tudo de bom.

    Um forte abraço!

  19. Acabei de entregar meu TCC. É um alívio difícil de explicar. Fiz o trabalho todo em mais ou menos um mês, que sufoco! Ainda não sei minha nota (obviamente), mas acho que ficou bom. A todo mundo que tá nessa situação de correria: acreditem, com dedicação vocês conseguem. E olha que ainda sobrou tempo para namorar, ver filmes e jogar video-game nesse mês de corre-corre.

  20. boas dicas minha monografia será daqui a 9 meses e eu ja comecei suas dicas me ajudaram muito pois nao tenho nenhuma experiencia no assunto obg ^^

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *