Especial Palavrantiga: tudo sobre o início da banda, com Marcos Almeida e Lucas Fonseca

Se é possível imaginar algum tipo de música que envolve, ao mesmo tempo, a não-pretensão e o propósito, pense em Palavrantiga. O que quero dizer é: o que leva uns caras malucos que tocam muito bem a fazer esse som que a gente vem descobrindo nos últimos meses? Um rock cheio de referências britânicas, falando alguma coisa sobre parar com esse papo de achar que sabe tudo sobre Deus (“Pensei que só por meu pensar tu virias a ser, mas não…”), e de repente, no meio de tudo (destas guitarras vintage em amps Vox), entra uma bossa nova revisitada, à la “Los Hermanos” ou “Mombojó”.

Tudo com essa voz grave do Marcos, que quando canta “Pensei que poderia explicar a grandeza que és, mas não…” parece estar sorrindo pra quem realmente achava que podia fazê-lo e dizendo “vem cá, deixa eu te falar uma coisa:

É que a música soou, mesmo sem minha voz”

E como são antiquados e antigos: resolveram fazer música boa e dizer que estão ligados em coisas de tempos remotos. Talvez “verbos remotos” (primeiro nome dos rapazes). Pra quem ouve fica evidente que falam de sua espiritualidade – sem medo ou receio de que sejam mal entendidos. E não há como acontecer desentendimento. Afinal, não são desplugados da realidade como tantos e, na verdade, mostram que há preocupação para além dos guetos ou quatro paredes que os envolvam. Não é qualquer um que pára, solta a nota e faz a pergunta digna do salmista Bono Vox:

Deus, onde estás?
A Igreja arrancou o sino,
o homem esqueceu o menino.
Fez castelo de ouro e prata e perdeu a vida.

O que são estes questionamentos, senão o sinal da mente inconformada de 4 caras (dois de Minas Gerais e dois do Espírito Santo)? Estão interessados no que se perdeu, no que ficou pra trás e tem sido chamado de velho. Cedem a tudo que convém e mantém o inconveniente para estes tempos: afirmar que Deus não abandonou este mundo, apesar das graves falhas daqueles que insistem em bradar na TV.

Os malucos são gente boa e dois deles (o vocalista Marcos Almeida e o batera Lucas Fonseca) concederam uma entrevista via Skype para o Diversitá. Sim, para celebrar o retorno do podcast deste blog, um papo exclusivo com o Palavrantiga. Na conversa você descobre como a banda surgiu (bem como esse nome), influências musicais, essa história de vender MP3 e muito mais.

Por fim, antes de dar o play, você tem que se ligar em duas coisas:

  • Essa semana eles lançaram o site oficial que está uma beleza. Cheio de pequenos detalhes que giram em torno do conceito da banda, além de textos, letras, fotos, fatos, etc, etc.
  • Também nos últimos dias começaram a vender seu primeiro EP. O “Palavrantiga Volume 1” agora é um SMD (smart metalic disc) e está disponível pelos mesmos R$5,00 no site da Farol Music. Re-co-men-do!

Dá o play!


Fotos: Manoella Mariano

31 Replies to “Especial Palavrantiga: tudo sobre o início da banda, com Marcos Almeida e Lucas Fonseca”

  1. Muito agradecido pela paciêcia que todos tiveram para ouvir a entrevista. Mais ainda pelo empenho do Ricardo, que fez um trabalho muito sério e ao mesmo tempo leve,informativo e descontraido. Parabéns!

    Deus esteja!

  2. Valeu a pena ouvir!

    Ótima banda, ótimas referëncias..e muito legal ouvir o sotaque do Ricardo!!! hehehe

    Parabéns pelo novo Diversità, muito sucesso pra ti, meu caro!

  3. Adorei a entrevista. Fiquei tão nervosa ouvindo, até parecia que era eu quem estava fazendo as perguntas. =D
    Ah, Ricardinho para vocês os Parabéns!
    E para o Palavrantiga… POR FAVOR, MAIS MÚSICAS!

  4. Show de Bola essa banda! Conheci eles em julho deste ano e procurei logo adquirir o EP do Palavrantiga.

    Criatividade musical, letras e melodias marcantes!

    A tempos que eu não tirava o chapéu pra uma banda tão boa assim!

  5. kra,até q enfim consegui ouvir,masssa d+!!!
    entrevista irada com uma banda totalmente show!!!
    vlw ricardinho!!!

  6. VÉI SOM DOS CARAS É CHAPADO
    HÁ TEMPOS NAUM VIA ALGO PARECIDO
    DIFERENTE DE TUDO Q EU TINHA VISTO
    TIPO NAUM É MUSICA PRA OUVIR É PRA SENTIR
    CAPTARE TENTAR ENTENDER TIPO UM SOM DE JUSTOS JUSTIFICADOS
    BENÇÃO DEMAIS FORÇA E FÉ
    UM EU ENCONTRO VCS POR AÓ E TOCO JUNTO EM NOME DE JESUS PAZ DO SENHOR SEJA COM VOSCO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *