Filmografia Comentada [1] – M. Night Shyamalan

14 Responses

  1. Mateus Cardoso says:

    Então, dei muito valor a sua crítica de The Happening. Concordo e assino em baixo, apesar de achar que Shyamalan sabe dar suas alfinetadas com seus filmes, e não fica apenas no: Uma boa história pra se contar. Mas até nos recados dados ele é brilhante.
    Quanto a filmografia dele, você esqueceu de comentar O Pequeno Stuart Little ( :P Eu sei que ele fez só o roteiro, mas não custa nada dar o crédito ao cara ). E quanto ao nome de Corpo Fechado, discordo de você, e acho muito legal. Porque na Umbanda, quem tem corpo fechado é justamente quem consegue através de ritos e sabe-se-deus-lá-o-que-mais ficar sem se machucar e sem doenças. Eu inclusive acho esse nome genial porque os caras adapataram perfeitamento o contexto do protagonista à cultura brasileira, afinal, esse filme não pode ter esse nome em nenhum outro país, mas aqui, ele faz todo o sentido, e quer dizer a mesma coisa do original, UNBREAKABLE. ;)

  2. Ricardo [DIVERSITÀ] says:

    Grande Mateus! Olha ae, estamos começando a concordar com mais frequencia. Lá no seu blog, concordo que Everwood e Grey’s Anatomy não são boas séries.

    Eu não acho que essa tradução abrasileirada seja uma boa não. Até pq o filme não sugere que os poderes de Bruce Willis venham de algum tipo de ligação com coisas místicas, mas apenas superpoderes de um super-herói. E não quer dizer a mesma coisa que original. A tradução seria “Inquebrável” =P

    E sobre a filmografia, me detive em falar somente dos projetos em que ele escreve e dirige, ou seja, seus projetos autorais.

    =]

    abraço’s

  3. arthur lins says:

    faz bem com essa série.
    shy é muito responsa. diretor do caralho.

    se tiver com a filmografia completa de gus van sant me dah o tok. me interesso em rê-velos todos tb.

    arthur

  4. Ricardo [DIVERSITÀ] says:

    Cara, ainda não. E fui ver agora, é bem mais do que eu achava que era. Acho que inclui alguns curtas, talvez. Mas em negrito as coisas que já vi:

    Paranoid Park (2006)
    Paris, je t’aime (2005) (segmento “Le Marais”)
    Last Days (2005)
    Elephant (2003)
    Gerry (2002)
    Finding Forrester (2000)
    Psycho (1998) – um remake
    Ballad of the Skeletons (1997)
    Good Will Hunting (1997)
    Four Boys in a Volvo (1996)
    To Die For (1995)
    Even Cowgirls Get the Blues(1993)
    “Under The Bridge” (1992) – vídeo musical dos Red Hot Chili Peppers
    My Own Private Idaho (1991)
    Thanksgiving Prayer (1991)
    “Fame ’90” (1990) – video musical de David Bowie
    Drugstore Cowboy (1989)
    Ken Death Gets Out of Jail (1987)
    My New Friend (1987)
    Five Ways to Kill Yourself (1987)
    Mala Noche (1985)

    Quero ver a maioria pelo menos…

  5. Rodrigo Mendes says:

    Psicose do Gus foi esculachado, mas revendo essa”Xerox colorida de um clássico”, percebo como é autoral esta versão.

    Quanto ao Mr. Shy. Adorei suas críticas (sintetizadas) de sua filmografia. Acho tbm ele genial.

    Você sabe alguma coisa do novo filme dele, The Last Airbender?

  6. Corba says:

    Desculpa aí, cara, mas…- The Happennig é uma Sessão da Tarde cheia de clichês, entremeada por meia dúzia de cenas bem filmadas(os suicídios), com uma cena final típica de terror pipocão dos anos 80. – Sinais é um filme "b" de alienígenas verdes pelados canibais de HQ infantil, com direito a "ponto fraco crucial" e com uma das premonições mais ridículas da história ("rebata!" – constrangedor!).- O Sexto Sentido e Unbreakable são filmes fantásticos. Quanto aos outros dois, vou esperar passar na TV, não arrisco mais grana com esse Shyamalan até ele fazer um filme bom de novo.

  7. Ricardo [DIVERSIT&Ag says:

    Sua visão sobre Shyamalan é no mínimo problemática. Respeitáveis…mas problemática.

  8. Tiago says:

    Definitivamente não posso concordar com qualquer crítica positiva a Fim dos tempos, mas de resto… A vila é um dos melhores filmes que já vi e sai do cinema após assistir a A dama na água me sentindo novamente uma criança que acabou de ver uma animação da Disney contagiada pela mensagem edificante e acreditando que o bem, de fato, vence o mal. A ansiedade por The last airbender já se faz presente.

  9. ELDI ROSES says:

    VALEU PELO CONTEUDO DO SHYAMALAN E PELA VISAO UNICA A RESPEITO DE SEUS FILMES . E U CARA DE BOM GOSTO QUE SABE RECONHECER O TALENTO DE DIRETORES MENOS CLICHES . OTIMO TRABALHO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. ricardo says:

    É engraçado como seu "carinho" pelo diretor M. Night Shyamalan deixa sua "crítica" fadada e sem muito afinco com a estética e com o sentido de uma análise de um filme. Os filmes desse diretor são bons, mas não são assim tão repletos de genialidade. "A Dama Na Água" de 2006, por exemplo, é um filme desigual sim, porém o diretor erra a mão… "Fim Dos Tempos" de 2008 há um exagero "estético" do diretor. Esse roteiro, que poderia ter dado um belíssimo filme, causa um desconforto e um mau estar tremendo. Mas o que esse "blog" faz e o deixa muito pobre fica na frase: "Os críticos idiotas se perguntavam se ele era o novo Alfred Hitchcok e muita gente caiu nesse questionamento." O mais interessante é que você se porta como "crítico" mesmo saudando a "idiotice" deles… É cômico, hilário até… Você precisa estudar mais cinema e deixar de lado esse "romantismo" barato para com um diretor para poder fazer uma análise séria.

    • Não devo satisfação a você sobre o quanto estudei cinema para escrever…se lhe incomodou, fique à vontade para discordar, ler outros textos para confirmar sua tese ou não voltar mais – seu desprezo certamente não me fará falta. Talvez a única resposta que lhe deva seja relembrar que isso aqui é um blog pessoal e o tom que darei aos posts, apaixonados ou não, é problema meu.

  1. 05/06/2015

    […] Filmografia comentada de Shyamalan […]

  2. 13/04/2017

    […] Fragmentado os elementos sobrenaturais ou metafísicos, chegamos ao ponto importante desse texto: o cinema de Shyamalan não é sobre dar sustos ou discutir o sobrenatural, mas sobre […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Close
Curta o Diversitá para acompanhar mais posts legais =)
Curte aí, não demora nada ;)
Social PopUP by SumoMe