+ Paranoid Park + Van Sant

Pra fechar as postagens de hoje, deixo pra vocês mais alguns pedacinhos de alguns textos sobre Paranoid Park.

Luis Carlos Oliveira Jr. na Contracampo:

“Paranoid Park é um filme sem chão, sem teto. Os personagens do filme são adolescentes que vivem sobre seus skates, logo acima do chão, abaixo do teto – ou entre o céu e a terra. O espaço-imagem que Gus Van Sant cria para eles se dá justamente aí, um pequeno vôo em slow motion, como na cena em que vemos, um a um, os skatistas passando diante da câmera. O último deles erra a manobra e cai. Seria demais dizer que o filme resume seu enredo nesse plano? Um corpo em suspensão, uma fatalidade, uma queda. O protagonista Alex (mesmo nome de um dos atiradores de Elefante) escreve uma carta contando o que lhe aconteceu, e a narrativa do filme segue o relato caótico que vem direto de sua mente, como lampejos da consciência. Estamos colados ao ponto de vista do personagem, e não mais às operações do dispositivo (como era em Elefante e Last Days), que de certa forma se acha pulverizado – o que não impede um reforço ainda maior do lado conceitual. A exploração de um universo mental do personagem lembra os filmes anteriores a Gerry – em particular Drugstore Cowboy, Garotos de Programa e Gênio Indomável. “

Gus Van Sant falando sobre a preciosa trilha sonora do filme, na Cinética:

“Quando estávamos editando e finalizando, cada um tinha um ipod, ficávamos trocando músicas. Um de meus colaboradores era fã de Nino Rota, tinha tudo dele. Aí baixei no computador e fui colocando as faixas no Final Cut Pro, testando. No início hesitamos um pouco, achei que não ia poder obter os direitos ou que seria melhor ter um músico que fizesse algo original, no estilo de Rota. Mas logo abandonei essa idéia e descobrimos que não era complicado obter a musica original.”

E o link para os artigos sobre Elefante (e, claro, sobre Van Sant) para quem interessar. Por sinal, essa é uma edição histórica pra mim, pois fala de Kill Bill e Elefante. Abaixo, o trailer do filme.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=KdK4ut4QLsU&hl=pt-br]

5 Replies to “+ Paranoid Park + Van Sant”

  1. Ricardinhooo!! Interessantíssimo teu blog. Estou trabalhando na secretaria da Igreja aqui, vai ser bom, ter umas coisas legais pra ler aqui…
    Eiii me apaixoneii pelo human calendar… vou fazer um troço parecido aqui na igreja.
    xero
    carla lima

  2. as pessoas estão desatentas aos últimos posts.

    Ei, tu que sabe das coisas, pq a contracampo ta demorando tanto nas edições?

    ah, boa viagem
    =]

    Inara

  3. Aparentemente interessante. Nino Rota ao qual ele se refere é o compositor de músicas clássicas orquestradas?

    Tem selo pra tu no meu blog, nem sei se tu gosta rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *