Novo clipe Hillsong United [análise]

A Hillsong Church passou a ser referência em todo o mundo por sua excelência no que faz. Seus CD’s e DVD’s são bem produzidos, possuem ótimo design, estão sempre “redondinhos”: das letras aos encartes, tudo sempre teve alta qualidade. Eles demonstram prezar por isso em tudo que fazem, basta assistir a um dos making of’s ou
documentários que estão nos DVD’s lançados pelos grupos internos da igreja que você poderá conferir. Lembro bem de uma das cenas que mais me marcou assistindo a um desses vídeos:

No DVD Look To You, em seu making of, é revelado que o grupo de jovens Hillsong United possui até mesmo uma equipe de profissionais (sim, gente formada) para a produção artística do palco onde será gravado o DVD. Excelência.

Neste ano foi então lançado um fato novo no Hillsong United: desde seu primeiro CD (Everyday) todas as gravações eram ao vivo, como em praticamente todos os álbuns da comunidade australiana. All of the above vem então com nova “plástica”: gravação em estúdio, letras menos congregacionais, arranjos mais soltos, instrumentais mais elaborados. Tudo isso, porque quem trabalha com música dentro do ambiente eclesiástico sabe muito bem: “estúdio é uma coisa, cantando lá é outra”.

O CD, que possui alguns deméritos a mais que o normal no grupo, tem como marca principal algo que compensa qualquer problema: letras voltadas para questões sociais, a respeito de mudança. A faixa de abertura do CD, que tem esse tema (mesmo que ainda tratado com uma espiritualidade bastante direta, o que está dentro do comum no grupo) hoje foi lançada em mais uma nova empreitada estética da banda: videoclipe em estúdio.

Point of Difference [videoclipe]

Guitarra em delay, pontos de luz embaçada, banda no contra-luz, grandes imagens ao redor.

Plano geral de três jovens sentados num banquinho em um monte, olhando para uma cidade, luz azulada. Close-up no rosto de um dos garotos, justo quando o cantor diz:

“O retorno do perdido,
A salvação está ao redor
No meio do mundo quebrado”

Até entrar a letra, tudo podia ser parte do clip de uma banda qualquer, que fala de qualquer coisa e tem os jovens de sempre (os mesmos que compram seus CD’s…piratas ou não). A questão é que em Point of Difference esse garoto passa a ser personagem principal de uma história sobre olhares e mudança. E a banda é o Hillsong United.

Pouco depois às imagens citadas, os outros dois jovens levantam do banquinho e o chamam para algum lugar. Parece que ele vai porque foi chamado. E é o que acontece: ele é levado como carona a andar por aquela cidade que a pouco observava de longe. Assim, passa a ser imagem-equivalente dos outros jovens que estão ao redor da banda, fitando em telas gigantes o mundo quebrado, as guerras (a imagem ícone do jovem frente ao tanque), a velocidade desta geração.

“Para romper a indiferença do mundo
Assim nós erguemos nossos olhos”

O garoto é levado até onde o United está tocando e isso me parece representar a mudança-chave que é proposta: ali ele passa a observar o mundo sob uma nova óptica, privilegiada, pois assiste as coisas com esse novo olhar do qual a letra se refere. A câmera passa a enquadrá-lo, em seu novo olhar curioso: imagens de paz e guerra (crianças felizes na África; explosões e imagens do Vietnã), imagens de religiosidade e fanatismo (a escultura do Cristo no catolicismo; a suástica nazista). E a letra continua:

“Chame-nos
Deixe o mundo ver
Tu És Deus
E esta esperança é nossa”

Corta novamente e temos uma repetição da primeira imagem dos jovens no banquinho em cima do monte, agora, a partir de outro ângulo: close-up do rosto do garoto, com seus amigos andando ao fundo; ele já não vai mais atrás deles porque é convidado a ir, mas porque escolhe sair do ponto onde estava, de seu lugar de conforto, do seu banquinho. Começar e terminar com chave de ouro não é para muitos na arte cristã atual. O clipe é um ótimo exemplo da qualidade de edição de imagens e direção de fotografia que a Hillsong Church tem em seus trabalhos de vídeo. Isso, além de ter um conteúdo sutil e completo: falar sobre a necessidade de olhar para o mundo e saber do que ele precisa.

[post re-editado]

Assista ao clipe Point Of Difference:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ohyE2vxwoxM]

O vídeo foi removido de vizualiação pública no Youtube. Como eu já tinha feito o download da pérola, postei no Rapidshare para quem quiser baixar. Clique aqui para o download e aqui para aprender a usar o Rapidshare.

Ricardo Oliveira
dedicado à comunidade Hillsong United

6 Replies to “Novo clipe Hillsong United [análise]”

  1. Oi Ricardo, já que você entrou na minha blogosfera, te convidei para um meme, passa lá no blog e você vai ver!
    Um abraço

  2. É amigo pode ser pequeno no número de visitas no momento, mas o propósito é grandisoso.
    Sou eu quem bloga no iPodJesus somente.
    Até logo.

  3. Inovador e inpirador, é bom sabermos um pouco mais de outros, que se encontram num nível diferente, para podermos aprender e continuar e a avançar no chamado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *