Exterminadores do Próprio Futuro

Já estava aparentado uma eternidade, que vinha encarando a vida com uma certa melancolia, salvo alguns dias bons, sintia me inadequado para a vida, me auto-condenava pelas minhas falhas e chorava como que assistindo meu próprio enterro ao som da ladainha de minha mente cantando funebremente: “desisto, não sei viver”.

Mas esses meses tenebrosos me ensinaram muito, entre os altos e baixos, tive muitos dias de reflexão, e já conclui que estava certo, realmente não sei viver. Mas o que pode parecer o fim, na verdade, é apenas o começo, eu realmente não preciso saber viver! Estava iludido todos esses anos achando que tinha a receita da vida conhecia todas aquelas mandingas evangélicas, para fazer tudo certo e supostamente ter uma vida feliz em troca, que não estavam mais funcionando comigo. Tinha tentado em vão fechar meu corpo repetindo “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte…” Pois estava vivendo assustado. Conclui apenas recentemente que não se pode controlar o futuro, nem mesmo a vida. Que bicho teimoso esse chamado vida, que de repente vai para onde não deveria. Quanta pretensão a minha, de conter o meu futuro na sombra e sem problemas. Por haver, logicamente falhado, e feio, na minha pretensão, culpei o mundo e Deus, muitas vezes, pela minha burrice.

Mas quão libertador é, saber que todo esse conjunto de inadequações, culpas, falhas, pecados, erros, acusações e pretensões que formam essa aberração chamada eu, na verdade é amado como é. Deus me ama assim. Ele, com certeza, deve ter expectativas ao meu respeito, mas nunca me rejeitou pela imensa possibilidade existente de eu nunca poder cumprí-las. É maravilhoso saber que eu nunca vou poder interferir na frequência do amor de Deus a qual fui sintonisado através de Jesus Cristo.

Estava tentando colocar o meu futuro nas minhas mãos, e acabei vendo que seria um fracasso. Pois em materia de admistração da vida eu sou um incompetente por natureza.
Somos, melhor dizendo, incompetentes por natureza, em materia de vida. Mas tudo bem, pois como já disse, não precisamos ser “experts” em viver, pois somos aceitos pelo nosso criador pelos meritos do seu filho. Quando erramos sempre temos uma nova chance de tentar de novo. Paciente, esse Deus, promete sempre que quisermos, nos ajudar a levantar.

Vou viver aceitando esse amor interferível, apoiado na misericordia divina que é renovável constantemente, penso que era esse caminho que Deus sempre quis me mostrar. Errei muito, alguns erros tiveram consequências e vão deixar marcas irremoviveis na minha história. Mas os meus erros, me ensinaram como professor nenhum, a respeito da minha frágilidade e ainda me apontaram o caminho da graça e das segundas chances.

Encerro com um trecho de “Les Miserables” do escritor Francês Vitor Hugo.

“Ó Vós que sois!


O Eclesiástico vos chama de Onipotência; os Macabeus, de Criador; a Epístola aos Efésios, de Liberdade; Baruc, de Imensidade; os Salmos, de Sabedoria e Verdade; João, de Luz; os Reis, vos chamam de Senhor; o Êxodo, de Providência; o Levítico, de Santidade; Esdras, de Justiça; a criação vos chama de Deus; o homem, de Pai; mas Salomão diz que sois Misericórdia, e é este o mais belo de todos os vossos nomes.”

Misericordia e graça a todos nós!

Pedro

One Reply to “Exterminadores do Próprio Futuro”

  1. a gente detona tudo quando bota as mãos na parte em que não devia…

    sabe qnd vc põe o dedo no bolo do aniversário do seu primo? e acaba com tudo?

    sabe quando vc mexe o brigadeiro do jeito errado e ele fica grolado?

    sabe quando vc…?

    pois eh…

    Salomão, em eclisiástes, diz que nós atrapalhamos tudo quando queremos meter a mão no nosso futuro, que Deus tá cuidando.

    pois bem…

    deixar nas mãos dê-le é a meta.

    =]

    abraço’s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *